In The Pink – Loulé | Exposição de Abertura “Fashion”

0
908

No dia 25 de junho, a partir das 10h, a galeria In The Pink inaugura com a exposição de abertura FASHION, com fotografias de três artistas mundialmente famosos. O espaço, um palacete rosa cuidadosamente restaurado, mostrará mais de 40 obras de Albert Watson, Bastiaan Woudt e Kristian Schuller, ilustrando o tema da moda nas suas linguagens visuais, em cada um dos três andares.

Um andar será dedicado às obras de Albert Watson, um dos fotógrafos vivos de maior importância no mundo de hoje, cujas impressionantes imagens já apareceram em centenas de capas da revista Vogue e foram expostas em museus e galerias pelo mundo, estando incluídas em coleções de referência. Como parte da seleção incluem-se tanto ícones históricos, como fotografias recentes, tais como a série “Dreamscape”, publicada na edição de maio da revista Vogue Portugal.

Bastiaan Woudt, conhecido pelos seus retratos magistrais, nos quais confere aos sujeitos um aspeto delicado e escultural, será apresentado num outro andar. O seu trabalho é minimalista e inspirado pelos grandes mestres da fotografia dos anos 1950, 60 e 70. Por um lado, Woudt honra essa era, ao passo que explora como métodos modernos podem elevar o estilo contemporâneo. Com tons de carvão e composições elegantes, a sua fotografia sente-se como o adentrar numa pintura moderna.

O andar superior está dedicado às fotografias de Kristian Schuller. As suas imagens capturam as cores, a exuberância, a fantasia, o glamour e a luminosidade. Schuller gosta muito de contar histórias e quer transportar o espetador a um conto de fadas encenado com extravagância e a mundos coloridos.

In The Pink

O Palacete Rosa no coração de Loulé foi a inspiração para um novo centro de cultura no Algarve. Adquirido no início do ano de 2021, em plena pandemia, por Philip e Anja Burks, rapidamente se tornou evidente que a sua paixão mútua como colecionadores de fotografia contemporânea acolheria essa apreciada nova aquisição e o conceito de In The Pink, uma galeria de fotografia artística assim nascia. Philip e Anja trazem ao projecto a sua experiência no mundo imobiliário, das finanças e da arte, além do seu antigo e duradouro amor pelo Algarve.

O nome In The Pink faz referência claramente ao uso do edifício rosa, mas também se relaciona com a expressão em inglês utilizada para exprimir o estado de boa saúde e perfeitas condições. Essa mensagem positiva é intrínseca à forma como a galeria quer apresentar-se a si mesma, atraindo talentos excecionais e produzindo exposições de renome global num diálogo com públicos locais e internacionais.

Sob a direção de Pedro Vasconi, a In The Pink apresentará um programa expositivo com uma cuidada curadoria de fotografia contemporânea nacional e internacional, reivindicando a essa prática o espaço digno que merece no âmbito da arte contemporânea.

Em última instância, o objetivo da galeria é tornar-se um centro de excelência para a fotografia no Algarve e em Portugal.

Exposição: FASHIONIn The Pink, Gallery for Fine Photo Art

25de junho – 3 de setembro de 2022

Terça a sexta, das 11h às 19h, e Sábado das 10h às 16h

Praça da República 69-75, 8100-270 Loulé

AV