VRSA | Bandeira Azul hasteada nas Praias do Concelho

0
708

As praias de Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota receberam, esta segunda-feira, a Bandeira Azul da Europa, galardão que, anualmente, distingue a qualidade e excelência destas zonas balneares.

Este distintivo, anualmente atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), volta a dar destaque à qualidade ambiental, informação, segurança e conforto que as praias do município oferecem, reconhecendo o seu mérito turístico.

Além da Bandeira Azul, foram também hasteadas as bandeiras de ‘Praia Acessível’, já que todas estas zonas balneares estão acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, dispondo de estacionamentos reservados, rampas de acesso, passadeiras e equipamentos anfíbios para usufruir de um banho de mar em segurança.

A cerimónia de hastear da Bandeira Azul contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, do vice-presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cipriano, e do vereador com o pelouro do ambiente, Álvaro Leal.

Além do executivo municipal, estiveram também presentes no ato o Capitão do Porto de VRSA, Rui Vasconcelos Andrade, a Delegada de Saúde de VRSA, Halyna Karuna, os presidentes das Juntas de Freguesia de Vila Nova de Cacela, Monte Gordo e Vila Real de Santo António, além de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

A Bandeira Azul é anualmente atribuída às praias, portos de recreio e marinas que cumpram um conjunto de critérios relacionados com quatro grupos fundamentais: a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e equipamentos e a segurança e serviços.

CM VRSA