Durante cerca de 40 horas de emissão contínua, foram percorridos mais de 2.000 quilómetros de norte a sul do país, cumprindo a missão de sensibilizar e consciencializar para uma temática de prevalência cada vez maior na sociedade portuguesa: a solidão e o isolamento social que atinge mais de 42 mil idosos a nível nacional.
Por reconhecer Portugal como um país fortemente envelhecido, a Fundação Ageas e o Grupo Ageas Portugal associaram-se assim, pelo segundo ano consecutivo, à Renascença e, juntos, implementaram aquela que foi a nova edição do protejo Três por Todos. Entre os dias 25 e 27 de maio, esta ação solidária passou por um total de 15 cidades – Faro, Beja, Évora, Vila Viçosa, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Caldas da Rainha e Lisboa, numa transmissão em rádio e live streaming.
Se, no ano passado, a iniciativa apoiou a União Audiovisual, este ano foi a vez da Cáritas Portuguesa se juntar através da angariação de donativos a favor de programas de apoio a seniores que a entidade desenvolve em todo o país, conseguindo angariar mais de 22.000 euros.
João Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, refere que “a Fundação Ageas rege-se por valores de compreensão, partilha e solidariedade. As ligações com a comunidade acompanham-nos desde sempre e é através delas que vamos auscultando a sociedade e aprendendo sobre as vulnerabilidades mais prementes, algo fundamental para o desempenho da nossa função enquanto fundação!”.
“Este é um assunto que nos é muito querido, afinal, a Fundação Ageas tem desenvolvido, nos últimos anos, um plano multianual que envolve componente financeira e não financeira de apoio a diversas associações do terceiro setor com o objetivo de potenciar seu impacto social e fazer crescer a sua estrutura, com especial foco para a população mais envelhecida. Podemos falar do projeto Palhaços d´Opital, que leva sorrisos e alegria aos mais idosos que se encontram em ambiente hospitalar, da Chamada Amiga que combate o isolamento através de um contacto por parte de um voluntário da Fundação, da parceria com a Pedalar Sem Idade, queatravés de passeios ao ar livre contribui para a redução dos níveis de solidão dos seniores, e de vários outros projetos que queremos manter e continuar a fazer crescer!”, comenta João Machado, Presidente da Fundação Ageas.
A verdade é que são inúmeros os projetos dos quais a Fundação Ageas é parceira onde ainda se inclui a iniciativa a Campanha de Sensibilização para o Cancro Colorretal – Movimento 50+, que tem como principais objetivos a promoção do diagnóstico precoce; contribuir para o tratamento atempado do cancro; melhorar o conhecimento da população portuguesa sobre a doença e referenciar e acompanhar as pessoas com resultado positivo, ou mesmo o projeto Proxim(idade), um “programa de tutoria e capacitação” que pretende retardar as perdas de autonomia e dependência da pessoa idosa.
Saiba mais em: www.grupoageas.pt/fundacao-ageas
Atrevia