DGRM assina protocolo com WavEC

0
165

Em cerimónia presidida pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, foi ontem assinado um protocolo de colaboração entre a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e o Centro de Estudos e Transferência de Conhecimento WavEC – Offshore Renewables, que irá permitir o trabalho conjunto entre as duas entidades.

O âmbito previsto no protocolo tem como mote as diferentes atividades da Economia Azul, que inclui projetos e atividades de formação, investigação e desenvolvimento das Energias Renováveis Offshore, Aquacultura Offshore, Ambiente Marinho, Plataformas Multiusos, Ordenamento do Espaço Marítimo, entre outras.

A transferência de conhecimento científico e a aproximação entre a academia e a regulação setorial são aspetos essenciais na valorização do interesse nacional relativamente aos assuntos do mar, nomeadamente os que promovem a economia azul sustentável.

Assinaram o protocolo o Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, e o Professor Doutor António Sarmento, tendo o Ministro da Economia e do Mar procedido à homologação do mesmo.

DGRM tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o setor marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e atividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos. 

Unimagem