Tavira | ‘Peddy Paper’ projecto do Turismo Religioso

0
698
Igreja-Sta-Maria-Tavira

Um peddy paper noturno, que consiste numa visita ao património religioso de Tavira, a realizar na noite de 16 de julho de 2022, será dinamizado pelos alunos da turma de Tavira e o seu formador e Diretor do Museu Municipal de Faro, Marco Lopes, no âmbito do Acordo estabelecido para o desenvolvimento das ações de formação em Turismo Religioso.

Marco Lopes considera que «esta é uma iniciativa que percorre em todos os sentidos, os vários conteúdos programáticos do módulo, quer os mais teóricos, quer os de sentido prático.» e acrescenta: «Por um lado, um dos grandes objetivos passa pelo trabalho de investigação e levantamento de informação dos monumentos, planificação de uma atividade que seja geradora de interesse turístico e de proximidade da comunidade com o seu património e criação de conteúdos de interação com os visitantes, numa perspetiva de informação e de ambientes lúdicos». Por outro. «pretende-se, também, com esta atividade capacitar a turma na responsabilidade dos contactos com entidades para dinamizar projetos culturais e turísticos, recrutar apoios e mecenas, assim como preparar tudo o que seja logística». A iniciativa permitirá, ainda, que os formandos interiorizem «algumas ferramentas de divulgação e promoção de iniciativas, que sejam válidas para valorizar o património do ponto de vista turístico e do ponto de vista da oferta cultural da cidade».

A atividade consiste na criação de um peddy paper noturno, a percorrer por alguns dos monumentos mais emblemáticos do centro histórico da cidade, entre edifícios religiosos, civis e militares. Haverá um espaço de admissão das inscrições, no centro Paroquial, seguindo-se depois um roteiro, em que as equipas devem responder acertadamente a perguntas e enigmas, preparados pela turma. Por cada espaço, um elemento da turma acolherá e colocará as questões. Depois de confirmadas e validadas as respostas, seguem o roteiro, espaço a espaço, até terminar a prova e receber um cabaz com um brinde.

Ao mesmo tempo que decorre o itinerário noturno, horário assim escolhido, pela originalidade e pelo encanto que o património pode ter nesse período, será feita uma reportagem fotográfica para memória e para divulgação desta iniciativa e dos seus resultados, que se esperam de grande sucesso.

A iniciativa, que está aberta a todos, terá um custo por participante de 5,00€, contando com apoio do IEFP, da Rádio Gilão, da ARTgilão TAVIRA, da Paróquia de Tavira, do Município de Faro, da União de Freguesias de Santa Maria e Santiago, da Junta de Freguesia de Cachopo, da Lavandaria e Engomadoria Lava e Limpa, da Pousada Convento de Tavira Pestana, da Tipografia Tavirense.

Recordamos que o Acordo de Cooperação para a dinamização do turismo religioso no Algarve une, diversas instituições, como a Diocese do Algarve (através da sua Pastoral do Turismo), o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Região de Turismo do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Direção Regional de Cultura do Algarve, tendo sido assinado a 29 de dezembro de 2021, na Igreja Matriz de Vila Real de Santo António. Tem, ainda, o apoio da Pastoral do Turismo-Portugal.

Diocese Algarve