DECO | Qual o papel da DECOJovem nas Escolas

0
160
DECOLogotipo

“Qual o papel da DECOJovem nas escolas e como tem trabalhado a literacia financeira com os mais jovens?”

A DECO Informa… As crianças e os jovens devem, desde cedo, ter uma verdadeira noção do valor do dinheiro. Os recursos financeiros são limitados, mas as nossas necessidades e vontades estão sempre a crescer. Torna-se, pois, essencial aprender a fazer escolhas e a gerir o dinheiro, conhecendo e compreendendo as ferramentas que o permitam fazer de forma informada e responsável.

Preocupada com esta realidade, a DECO tem tido um papel ativo na promoção da literacia financeira junto dos jovens consumidores através de sessões informativas e webinares, entre outros eventos, que permitem o acesso a informação para a construção de uma vida financeira onde os bons hábitos de gestão prevalecem desde cedo.

A DECO promove a literacia financeira junto de crianças e jovens! A DECOJovem, programa de educação do consumidor promovido pela DECO e dirigido às escolas, participou na Global Money Week, edição de 2022. AGlobal Money Week é uma campanha anual de informação global, que procura sensibilizar os jovens consumidores para as boas práticas de gestão do dinheiro pessoal e para a importância de criar hábitos de poupança.

Nas sessões de 2022 participaram 1156 crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, desde o 1º ao ensino secundário, de 27 escolas de todo o país pertencentes à rede de escolas DECOJovem.

Desta experiência e dos dados obtidos durante as sessões foi possível concluir que os jovens têm boa capacidade de avaliação dos seus recursos financeiros e de tomar decisões conscientes. No entanto, e porque não dominam conceitos financeiros, têm ainda grandes fragilidades, não aproveitando ferramentas de gestão, como o orçamento, ou o recurso a serviços bancários para tirar rentabilidade do seu dinheiro. Poderá consultar estes dados no nosso relatório disponível AQUI.

Deixamos alguns conselhos para os mais novos, que são também consumidores:

  • Assume a liderança das tuas finanças!
  • Define um montante para a poupança e estabelece os objetivos que queres alcançar, é mais fácil poupar com uma meta definida – “quanto preciso e para quê?”;
  • Evita ceder aos apelos do consumo, ‘cool’ não é sinónimo de gastar muito dinheiro;
  • Escolhe produtos “mais leves” no preço: pesquisa e compara em lojas físicas e online.
  • Guarda 10% do dinheiro que recebes, quer sejam 5 ou 50 euros. “Chapa ganha, chapa gasta” não é de todo uma boa solução!