Um em cada 10 Portugueses tentaram comprar carro no último ano

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Tal como aconteceu em muitos outros setores de atividade, a pandemia teve impacto no setor automóvel, mas também a crise dos combustíveis, de logística e componentes estão a ditar um ritmo mais lento na produção e um aumento de preços generalizado. Mas de que forma é que esta situação impactou a intenção de compra de automóveis dos consumidores?

Segundo o estudo Observador Cetelem Consumo 2022, 10% dos inquiridos tentaram adquirir um carro no último ano, tendo-se observado um maior interesse por parte dos mais novos, dos 18 aos 24 anos (13%). No entanto, apenas 7% dos inquiridos revelam ter conseguido comprar o carro que queriam. Já os restantes 3% tiveram de alterar a sua opção de compra inicial.

Fazendo uma análise às zonas metropolitanas de Lisboa e do Porto, verifica-se que os residentes do Porto foram os melhor sucedidos na compra do carro que pretendiam (9%), enquanto os entrevistados residentes na zona metropolitana de Lisboa tiveram de alterar a sua opção de compra inicial (7,5%).

Quando questionados sobre o que fariam se pretendessem comprar um carro novo hoje, face às longas fila de espera devido à crise logística e dos componentes, 42% dos entrevistados afirmam que procurariam outras opções de marcas que tivessem disponibilidade mais imediata. Por outro lado, 36% dos portugueses inquiridos dizem que esperariam o tempo necessário para ter o carro novo da marca desejada.

Já face ao aumento de preços dos combustíveis e da eletricidade, se tivessem intenção de comprar um veículo, tanto os portugueses que escolheriam um carro elétrico como os que optariam por um carro com motor a combustão, afirmam que adiariam a compra até haver uma melhoria da situação (65%). Por outro lado, 21% dos que comprariam viatura a combustão trocariam a sua compra por um elétrico ou híbrido e apenas 9% dos indivíduos dizem que manteriam a intenção de comprar um automóvel.

Metodologia:

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade. A amostra total é representativa da população e está estratificada por distrito, género, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente (CATI), com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 21 de março e 18 de abril de 2022. 

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 600 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.