Cuidar do Planeta começa em casa

0
525

Depois do sucesso do projeto piloto, lançado em 2021, o Município de Castro Marim lança agora a 2ª edição do programa “Jovens pelo Ambiente”. A iniciativa nasceu num grupo de jovens, que se assumiu como percursor deste projeto ambiental, e o Município de Castro Marim prontamente abraçou a causa, onde viu o primeiro passo para uma nova cultura de cuidado com o ambiente e espaço público e uma forma diferenciada de sensibilização da comunidade.

Depois do impacto local e regional, este projeto tem tido uma crescente procura por parte de outros jovens, que manifestam a sua vontade em entrar neste movimento de “jovens pelo ambiente”.

Destinado a jovens, entre os 16 e os 23 anos, residentes, estudantes no concelho ou que que tenham participado ativamente em atividades de voluntariado no Município de Castro Marim., este ano o programa dos “Jovens pelo Ambiente” vai incluir também a organização de ações de promoção e sensibilização nos eventos e praias do concelho.

Um grupo de jovens de carrinho, vassoura e luvas, a limpar as envolventes, bermas e espaços públicos, foi a imagem que nos ficou do projeto e que traduz também a vontade de alertar, valorizar e dignificar o trabalho dos cantoneiros de limpeza, que, todos os dias, nos mesmos sítios, se esforçam por manter limpos os espaços públicos e que, não raras vezes, não são reconhecidos.

No entanto, estes jovens são também responsáveis por organizar ações de sensibilização sobre reciclagem, conduzir inquéritos e ações relacionadas com os bio resíduos e colaborar na geolocalização de contentores no concelho, entre outras missões no âmbito da sensibilização ambiental.

Numa primeira fase são abertas 20 vagas, ficando os jovens em funções afetas ao Serviço de Juventude e Ambiente, em Castro Marim, até ao final do mês de agosto. Serão permanentemente acompanhados, tendo direito a uma bolsa semanal. A iniciativa inclui seguro de acidentes pessoais e diploma de participação.

As candidaturas já estão abertas e podem ser entregues presencialmente, no Gabinete de Apoio ao Munícipe, ou através do email [email protected].

“𝑬𝒔𝒕𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝒍𝒊𝒎𝒑𝒂𝒓 𝒏𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒓𝒖𝒂, 𝒏𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒑𝒓𝒂𝒊𝒂, 𝒏𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒕𝒆𝒓𝒓𝒂. 𝑵ó𝒔 𝒋á 𝒄𝒐𝒎𝒆çá𝒎𝒐𝒔 𝒆 𝒗𝒐𝒄ê? 𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒋𝒖𝒅𝒂𝒓, 𝒃𝒂𝒔𝒕𝒂 𝒏ã𝒐 𝒔𝒖𝒋𝒂𝒓.”