Tavira | Mostra de Cinema ao Ar Livre

0
958

A Mostra deste ano celebra a sua 22ª edição, e, como todos os anos, contempla temáticas muito diversas. A ter lugar entre 15 de Julho e 28 de Agosto sempre às 21h30, nos Claustros do Convento do Carmo, o programa propõe 18 sessões em horário nocturno. 

No dia 15, a Mostra abre com Mães paralelas, de Pedro Almodóvar, filme nomeado a melhor filme internacional aos Óscares junto com outro filme também nomeado à mesma categoria, A pior pessoa do mundo, de Joachim Trier. Este ano, encontramos temas relacionados com a família, com a maternidade ou o aborto. Num ano em que assistimos boquiabertos às recentes agressões aos direitos reprodutivos e sexuais que as mulheres conquistaram há anos. Ao mesmo tempo que paises como Argentina despenalizam o aborto, outros paises como a Polónia e, agora, os Estados Unidos, proibem-no. Os direitos não se podem dar nunca por garantidos e, por isso, importa abrir sempre uma janela à reflexão. Um filme que fala abertamente sobre este assunto é Lingui, de Mahamat Saleh Haroun, nomeado à Palma de Ouro na passada edição de Cannes. 

Encontraremos vários filmes que falam da infância, de um ponto de vista mais cru, como é o filme de Laura Wandel, Un Monde (Recreio), até ao poético documentário de Inês T. Alves, Águas do Pastaza, que se inspira numa citação de Agostinho da Silva “Imaginação, em vez de conhecimento; jogo, em vez de trabalho; totalidade, em vez de separação”. Muitos dos filmes, para além da família,  falam-nos de busca de sentido e de libertação, como é Ema, de Pablo Larraín ou Destello Bravio, de Ainhoa Rodriguez, que estará em Tavira no dia 24 de Julho para falar connosco sobre o seu aclamado filme. Sem dúvida, muitos colocam-nos a questão de que vidas queremos e merecem a pena ser vividas. E colocam-nos também ao lado do não-humano, para pensarmos ainda na relação que queremos estabelecer com o nosso entorno, como é o caso de Vaca, o último e surpreendente filme de Andrea Arnold. Este ano homenageamos o grandíssimo realizador Pier Paolo Pasolini com a exibição de Passarinhos e passarões e Comícios de Amor, para celebrar o centenário do seu nascimento.

Os bilhetes poderão ser adquiridos online na Ticketline ou nas lojas aderentes [Worten e Fnac]  e os preços estão entre os 3 euros para sócios e estudantes e os 5,5 euros para o resto do público. Será ainda possível adquirir vouchers que dão acesso a toda a programação para o fim-de-semana com preços entre os 8 euros para sócios e estudantes e os 15 euros para o restante público. 

Mais Informações aqui: http://cineclube-tavira.com/pt

Cineclube Tavira