Alcoutim | Praia Fluvial com a Bandeira de Praia Acessível

0
417

No dia 22 de junho, a praia fluvial do Pego Fundo recebeu por mais um ano o galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”, a vereadora com o pelouro do ambiente, Rosa Palma, bem como Élia Cabrita, representante da Agência Portuguesa do Ambiente estiveram presentes no hastear da bandeira.

O Programa Praia Acessível – Praia para Todos foi criado em 2004, e iniciou a atribuição do galardão em 2005, a praia fluvial do Pego Fundo recebe desde 2005 a distinção, dispondo de meios para que as pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir em pleno dos prazeres balneares.

O galardão é atribuído a zonas balneares, marítimas e fluviais, que cumpram os requisitos necessários em termos de acessibilidade e mobilidade condicionada, na praia fluvial de Alcoutim tem à disposição:

– Lugares de estacionamento ordenado e gratuito;

– Acesso pedonal

– Rampa de acesso ao areal;

– Passadeira no areal;

– Acesso a instalações sanitárias adaptadas e meios auxiliares de banho;

– Acesso ao posto de socorros;

– Nadadores-salvadores sensibilizados e preparados para auxiliar os utentes com mobilidade condicionada nas suas dificuldades e necessidades.

O Município de Alcoutim promove práticas que melhoram as condições de desfrute da praia fluvial por parte dos frequentadores, considerando as pessoas com mobilidade condicionada, estão disponíveis vestiários, duches, bebedouros; bar, zonas sombreadas, atividades lúdicas acessíveis e informação disponibilizada ao público.

CM Alcoutim