DGRM | Relações entre Portugal e São Tomé e Príncipe

0
391

Decorreu hoje, à margem da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, um encontro entre o Ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Silva Costa, e o Ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe, Osvaldo Cravid d’Abreu, no sentido de estreitar as relações no âmbito do desenvolvimento da Economia do Mar.

Neste encontro, estiveram também presentes o Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Carlos Simão, o Presidente da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, Luís Felipe Baptista, e o Diretor do FOR-MAR, Pedro Nogueira.

De São Tomé e Príncipe esteve ainda presente o Diretor-Geral do Instituto Marítimo e Portuário de São Tomé e Príncipe, Aléris Nascimento Mendes, que liderava uma comitiva de técnicos daquele país.

Foram fixadas as necessidades de colaboração entre Portugal e São Tomé e Príncipe, relacionadas com a Formação e Certificação de Marítimos e outras componentes da Administração Marítima, com o desígnio de reforçar a excelente relação bilateral entre os dois países no âmbito da Economia do Mar.

No final do evento, os dois ministros demonstraram satisfação pela colaboração obtida entre os organismos dos dois países relacionados com o Mar, tendo destacado a necessidade de se prosseguir com os trabalhos programados e intensificá-los em todas as áreas relacionadas com a Economia Azul.

DGRM tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o setor marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e atividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos. 

Unimagem