LPN | De Braga a Loulé: Projeto de Literacia para a Floresta

0
601

O projeto de Literacia para a Floresta da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) foi implementado pelo segundo ano letivo consecutivo à escala nacional, tendo alcançado uma taxa de adesão superior a 200% face ao ano anterior, com mais de 1700 alunos participantes.

No ano letivo 2021-2022, os municípios de Arronches, Braga, Leiria, Loulé, Maia, Sintra, Torre de Moncorvo, Torres Vedras e Vila Nova de Famalicão associaram-se ao projeto e proporcionaram aos seus alunos uma experiência enriquecedora que associa a sala de aula à Natureza, levando-os a descobrir e valorizar as florestas da região onde habitam.

O projeto tem por base o acompanhamento de cada turma ao longo de praticamente todo o ano letivo, através da realização de cinco ações: três teóricas com um forte pendor pedagógico, onde se apresenta a floresta enquanto ecossistema no mundo e em Portugal, a sua
biodiversidade, os seus valores, serviços que presta e ameaças; uma saída de campo a uma floresta da região para contacto com a Natureza e consolidação do conhecimento adquirido; e um encontro municipal final para avaliação do projeto que conta com a participação de todos os envolvidos.

De acordo com Ana Sofia Ribeiro, coordenadora do Departamento de Sensibilização, Educação e Formação Ambiental da LPN e do projeto de Literacia para a Floresta, “o elemento diferenciador deste projeto passa pelo trabalho contínuo com os alunos e por torná-los agentes
ativos na preservação da floresta local, seja na sua identificação e exploração/descoberta ou até mesmo na criação de ações concretas e simples que poderão ser replicadas por cada um de nós.”

Também os alunos, professores e municípios partilham da mais-valia que representa a participação no projeto. “Foi uma boa experiência, onde ficámos a conhecer novos seres vivos, melhor a área onde vivemos; aprendemos de uma forma diferente, em vez de estarmos dentro
duma sala a ler ou a ver um livro, conseguimos viver a experiência”, conta uma aluna do 6º ano da Escola EB23 Visconde Juromenha, em Sintra.

Rúben Oliveira, membro da Direção Nacional da LPN revela que “no ano letivo 2022-2023 iremos apresentar um projeto enriquecido pelas opiniões de nos chegaram de todo o país”. “Além do módulo que temos vindo a implementar, iremos incluir um novo dedicado aos temas da perda da biodiversidade, escassez de recursos naturais e alterações climáticas, tendo sempre por base os ecossistemas florestais”, acrescenta o dirigente.

As inscrições para o projeto de Literacia para a Floresta no próximo ano letivo estão agora abertas e decorrem até setembro. Entidades como as comunidades intermunicipais e os municípios podem inscrever-se diretamente, fazendo chegar a sua intenção por e-mail à LPN,
enquanto as escolas e professores interessados terão de fazer passar o seu interesse pelos órgãos municipais.

Mais informações, contactar Ana Sofia Ribeiro | 925068990 | [email protected] | www.lpn.pt

LPN