Encontro 5ª feira “Lagos, primeiros Passos” com Ana Alves

0
608

Ana Alves, Chefe de Divisão de Educação, Comunicação, Cultura e Ação Social na Câmara Municipal de Lagos, é a convidada do Encontro de 5º Feira, que, prosseguindo o ciclo “Lagos, primeiros passos”, terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, pelas 17 horas do próximo dia 7.

Todos sabemos que o mar não começa nos sumidouros da Rua Infante de Sagres e que não é a adesão a um programa lançado em 1996 pela UNICEF que torna Lagos um território ainda mais amigo das crianças. O objetivo de colocar «as crianças em primeiro lugar» continuará ser pura demagogia, se a atuação do município não abranger toda a população – estrutura familiar, relações de vizinhança, escola, trabalho, valorização profissional e partilha de preocupações e soluções –, isto é, se não voltarmos a viver em comunidade. Como primeiro passo, visitar outras cidades nacionais e do estrangeiro, receber aqui experiências trazidas dessas paragens, promover, em conjunto, iniciativas que o programa patrocinará, tudo isso será um enriquecimento que, a partir de agora, Lagos aproveitará e que somará ao muito que, sem qualquer dispêndio, poderemos e deveremos fazer por nós próprios.

Ana Alves é licenciada em Ciências da Educação, mestre em Psicologia Educacional e tem pós-graduação em Gestão Pública. Atual chefe de divisão, desde 2018, a sua ocupação como técnica superior na Câmara Municipal de Lagos teve início em 2008. Antes, fora docente de Gestão da Qualidade e de Psicologia do Trabalho e das Organizações, entre 2008 a 2012, coordenadora do Gabinete de Académico e Pedagógico da Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais na Universidade do Algarve, de 2003 a 2008, oficial na Marinha de Guerra Portuguesa e formadora de professores do ensino básico e secundário, de 1997 a 2003.

A exposição de Ana Alves será uma conversa informal onde apresentará o conceito de Cidade Educadora e o que representa para Lagos pertencer a essa rede internacional. Serão dados alguns exemplos de projetos desenvolvidos pelo município que vão ao encontro dos princípios preconizados na Carta das Cidades Educadoras e complementará a sua exposição com a passagem de imagens e fotografias desses projectos.

O Grupo dos Amigos de Lagos endereçou, por intermédio dos respectivos agrupamentos de Escolas Gil Eanes e Júlio Dantas, o convite para que professores e comissões de pais estejam presentes. O encontro está aberto a todos os interessados, tem entrada livre, duração de uma hora e, como sempre, inclui debate, que se deseja de intervenções concisas e construtivas.

Grupo Amigos Lagos