MCTES | Regina Duarte e Andreia Brites coordenam ‘PNL 2027’

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Regina dos Santos Duarte assume o cargo de Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) e Andreia Brites o de Subcomissária, a partir de 1 de setembro, conforme determinado pelo despacho enviado para publicação em Diário da República.  

O PNL 2027, aprovado em 2017 pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 48-D/2017, de 31 de março, prevê o reforço da articulação entre as áreas da cultura, da ciência, tecnologia e ensino superior, da educação e da coesão, visando o cumprimento dos objetivos definidos, como a consolidação das ações concretizadas nos primeiros dez anos do plano como nas novas vertentes a desenvolver até 2027. 

Regina dos Santos Duarte
Doutorada em Literacias e Ensino da Literatura pela Universidade do Minho e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de estudos portugueses e franceses, pela Universidade Nova de Lisboa.

Regina Duarte coordenou o Ensino do Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, no âmbito do Instituto Camões I.P., e foi adida para a Educação na Embaixada de Portugal em Londres.

Fundou a Anglo-Portuguese School of London, em 2016, e a Teachers and Researchers of Portuguese in the UK, em 2017.

Foi investigadora no projeto LIFT2 – A Literary Framework for Teachers of Secondary Education – Definição de níveis de competência de leitores e classificação de livros de literatura juvenil em níveis de complexidade e participou e coordenou a Equipa de Português, na DGIDC do Ministério da Educação.

Recebeu, por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Grau de Comendadora da Ordem de Instrução Pública.

Andreia Brites
Detentora de um Mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Nova de Lisboa e de uma Licenciatura em Línguas e Literaturas
Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela mesma instituição de ensino superior, Andreia Brites integra a equipa do Plano Nacional de
Leitura, desde 2018, enquanto especialista na área da seleção e sugestão de livros juvenis.

É formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Didática Específica do Português, Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura.

Desde 2004 que é mediadora de Leitura, tendo desenvolvido diversas atividades: criação de projetos de promoção da leitura de curta e longa duração para serem desenvolvidos sobretudo com a comunidade escolar; desenvolvimento e avaliação dos projetos em parceria
com equipas de Bibliotecas Municipais, escolares e grupos de docentes; adaptação de projetos a objetivos específicos das entidades contratantes e desenvolvimento de estratégias de comunicação e implementação.

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