Açores recebe segunda sessão do Roteiro INCoDe.2030

0
738
Roteiro-Incode-2030-Açores

No próximo dia 21 de julho, a ilha de São Miguel, nos Açores, irá receber a segunda sessão do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital, entre as 9h00 e as 13h00, no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia, que contará com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, do Diretor Regional de Políticas Marítimas, Mário Rilhó de Pinho, e da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto. 

A segunda sessão do Roteiro será dedicada ao tema do Mar, e dará voz a várias iniciativas locais, mas também a muitos dos projetos emblemáticos que promovem a capacitação digital em Portugal, e que contam com o apoio do INCoDe.2030.

O Roteiro INCoDe.2030 tem como principal objetivo contribuir, a nível nacional, para a promoção e capacitação das competências digitais da população portuguesa em toda a sua diversidade, e, entre outras atividades, inclui um roadshow que percorrerá 25 locais de todo o país, focado uma multiplicidade de temas, que vão desde a segurança, a economia digital, à igualdade de género ou à inovação.

De forma a assegurar que ninguém fica para trás no acesso às tecnologias, Luisa Ribeiro Lopes, Coordenadora-Geral do INCoDe.2030, sublinha que “para conseguirmos posicionar Portugal, não esquecendo nunca as regiões autónomas, ao nível dos países europeus mais avançados no digital, é fundamental trabalhar os três pilares da digitalização: as pessoas, as empresas e a administração pública. A própria tecnologia está a criar novas áreas profissionais com destaque para a cibersegurança, dados, inteligência artificial, blockchain, computação avançada, entre outras, o que implica uma aposta na qualificação avançada e na requalificação do mercado de trabalho. É este um dos eixos do INCoDe.2030, que envolve ações muito concretas de atração de novos talentos, tão necessários às empresas e à administração pública, e também a requalificação dos atuais profissionais, garantindo que contamos com todos neste processo de transformação digital”.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e terá lugar no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, no dia 21 de julho, entre as 9h00 e as 13h00, com transmissão online e em direto no site do INCoDe.2030 em: www.incode2030.gov.pt

A primeira sessão deste Roteiro decorreu em Sines, no passado dia 27 de maio, e foi dedicada ao tema da cibersegurança. A gravação está disponível aqui.  

Creative Minds

Roteiro-Incode-2030-Açores1