APAV | Tráfico Humano – Ação de Sensibilização

0
201
APAV-Tráfico-Humano

O crime de tráfico de pessoas continua afetar milhares de pessoas em todo o mundo. Conhecido como a escravatura dos tempos modernos, exige cada vez mais o desenvolvimento e constante atualização de medidas eficazes ao seu combate e proteção às suas vítimas.

A ONU estima que nos últimos anos o número de pessoas traficadas tenha duplicado dentro das fronteiras dos seus próprios países de origem e as estatísticas do tráfico transnacional são extremamente elevadas. Em 2021, Portugal assumiu particular expressão, à semelhança de anos anteriores, como país essencialmente de destino e nas situações de exploração laboral.

Há uma necessidade crescente de os governos adotarem medidas, nomeadamente a penalização severa dos traficantes e proteção das vítimas, reforçando o envolvimento de todas as pessoas na identificação e denúncia das situações de tráfico humano.

Deste modo, no âmbito do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, que se assinala a 30 de julho, com intuito de sensibilizar e refletir acerca do fenómeno, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, com o apoio do Marriott Internacional, promove no dia 28 de julho de 2022, entre as 8h30 e as 10h, uma ação de sensibilização, que se realizará no Sheraton Lisboa Hotel & Spa.

A ação de sensibilização contará com um painel diversificado de oradores – APAV, OTSH – Observatório do Tráfico de Seres Humanos e PJ – Polícia Judiciária – de forma a dar a conhecer o fenómeno, a importância do reconhecimento dos sinais para denunciar potenciais situações. Consulte aqui o programa.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima continua a desenvolver trabalho na área da intervenção com as vítimas deste crime, através do Centro de Acolhimento e Proteção Sul (unidade de acolhimento para mulheres vítimas de Tráfico de Seres Humanos) e do trabalho de atendimento e apoio prestado pela Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação (UAVMD).

Informações e inscrições: APAV.eventbrite.co.uk

APAV

APAV-Tráfico-Humano