“Mudar para Melhor” série documental estreia na SIC Mulher

0
848
Mudar-para-Melhor-SIC-Mulher

“Mudar para melhor o quê? Eu diria tudo no nosso país. Mudar para melhor e mais depressa. É do somatório de pequenas mudanças que se faz a grande mudança de Portugal.” Marcelo Rebelo de Sousa.

Estreia dia 31 de julho, às 12h30, “Mudar para Melhor” a nova série da SIC Mulher, conduzida por Fátima Lopes, tem por missão “intervir de forma positiva na transformação e dignificação do talento em atividades profissionais consideradas pouco atrativas”.

Com uma primeira temporada de seis episódios totalmente dedicados às atividades profissionais ligadas ao sector da pesca, a estreia da série “Mudar para Melhor” faz-se com o apoio do Programa Mar 2020 cuja missão consiste em permitir o desenvolvimento de processos inovadores e impulsionadores de ecossistemas sustentáveis.

Este Programa Operacional que dispõe de 503,9 Milhões de Euros de investimento em apoios públicos “abrange a totalidade do território nacional e representa uma contribuição decisiva para o desenvolvimento e sustentabilidade do sector da pesca, contribuindo para o seu crescimento, para a criação de emprego e, por conseguinte, para a recuperação e resiliência da economia portuguesa.” Até ao momento foram aprovados 6390 projetos num valor total de investimento de 731,7 Milhões de Euros.

Exemplos do impacto deste investimento podem ser vistos em empresas líderes de mercado como a Ramirez com projetos que ascendem a mais de 3,6 M€ ou na nova geração de Armadores encabeçada por Fábio Coentrão, que beneficiam do apoio do Mar 2020 para a modernização de navios pesqueiros e de unidades fabris.

A série, que nasceu no canal digital Empower Brands Channel, e alcançou mais de 4 milhões de pessoas,

pretende despertar consciências e dignificar as profissões consideradas como pouco atraentes mas fundamentais para a sustentabilidade da economia nacional. A relevância do projeto e o impacto potencial na sociedade fez com passasse a constar da grelha da SIC Mulher.

“Saber que me é dada a possibilidade de contribuir para a mudança de perceção, oferecendo uma nova e entusiasmante visão sobre as profissões mais tradicionais e intervir ativamente na valorização de pessoas e atividades é, simplesmente, um privilégio. O “Mudar para Melhor” aborda temas fundamentais para a sociedade e para a economia portuguesa e por isso mesmo, aceitei dar o meu contributo. Vejo, sempre, um novo desafio como uma oportunidade para dar mais de mim e contribuir para um mundo melhor.”  Fátima Lopes.

Em cada episódio Fátima Lopes aprende, in loco, sobre a sua nova profissão (mariscadora da Ilha da Culatra, pescadora de Caxinas e Sesimbra, bióloga Marinha na Ria de Aveiro, preparadora de conservas de peixe em Matosinhos, ou ainda, técnica de aquacultura no Alvor). O carisma de Fátima Lopes, aliado à partilha destas múltiplas experiências, fazem com que “Mudar para Melhor” seja um programa de uma riqueza inesgotável.

SS EBH

Mudar-para-Melhor-SIC-1