Portimão | “Festival da Sardinha” está de volta

0
744
Sardinha

Eleito melhor evento gastronómico de verão na Europa e após dois anos de interregno devido à pandemia, o Festival da Sardinha regressa em estilo à zona ribeirinha de Portimão de 3 a 7 de agosto, com uma imagem renovada e uma programação bastante diversificada e inclusiva, dentro e fora do recinto, dirigida a todos os gostos e idades e de acesso livre.

Durante os cinco dias do maior evento gastronómico de verão que se realiza no sul do país, sob organização do Município de Portimão, a sardinha assada a pingar no pão voltará a ser rainha, acompanhada pela batata cozida e pela salada à algarvia, servida nos diversos restaurantes da zona entre pontes e nas barraquinhas das associações e clubes locais, que disponibilizam mais de mil lugares sentados para degustar este ex-libris gastronómico.

Toda a zona ribeirinha, entre o Museu de Portimão e a antiga Lota, estará repleta de motivos de interesse, do artesanato à doçaria, com muita animação de rua e música, merecendo destaque os artistas nacionais que passarão pelo palco principal: João Leote com a convidada Marisa Liz (dia 3); David Fonseca (dia 4); Bárbara Tinoco (dia 5); Wet Bed Gang (dia 6); e David Carreira (dia 7).

Além do recinto que terá animação no palco Sardinha, junto à restauração, e do palco principal, também haverá animação musical no coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes e no Jardim 1.º de Dezembro, ao mesmo tempo que o espaço infantil Petinga Park irá atrair os mais pequenos à zona da antiga Lota de Portimão.

Estão, pois, reunidos todos os ingredientes que levaram o conhecido site de viagens Big 7 Travel a colocar o Festival da Sardinha de Portimão na liderança da lista dos 25 melhores eventos gastronómicos de verão realizados na Europa.

Reconstituição da descarga da sardinha antecede inauguração oficial

Concorreram para este honroso reconhecimento internacional a boa sardinha assada e outros tentadores petiscos típicos, a animação repleta de motivos de interesse, com relevo para a música ao vivo, e a reconstituição histórica da descarga da sardinha, que possibilita aos visitantes conhecerem os costumes e tradições locais e que levou a APOM – Associação Portuguesa de Museologia a atribuir em 2020 uma menção honrosa ao Museu de Portimão, na categoria de Inovação e Criatividade.

E vai ser precisamente a recriação desse momento único que antecederá, a partir das 9h00 do dia 2 de agosto, a inauguração oficial do Festival deste ano, proporcionando uma viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, na qual participará meia centena de figurantes, a que se vai seguir uma grande sardinhada popular, marcada para as 13h00.

Ao final da tarde desse dia, a partir das 18h00, atuará a conhecida banda Lucky Duckies, cujo reportório vintage inclui temas de swing e rock’n’roll, proporcionando um agradável ambiente internacional que evoca as décadas de 40, 50 e 60 do século XX.

Toda a programação nos vários palcos de animação integrados no Festival da Sardinha 2022, assim como a listagem de expositores e demais informações podem ser consultadas no site oficial do evento, em: www.festivaldasardinha.pt

CM Portimão

Festival-Sardinha-Portimão