“Salir no Tempo´22”

0
775

Depois de vários anos a retratar o período medieval e a presença islâmica na vila, o “Salir no Tempo” regressou nos dias 22, 23 e 24 de julho, com um novo enquadramento histórico, desta vez dedicado à época romana.

Este evento contou, este ano, com um programa diversificado de animação e recriação histórica, com espaços de uma villae romana, com uma arena onde decorreram espetáculos de gladiadores, acampamentos das legiões, a “corte” do imperador e sua guarda de honra, o bailado das ninfas, um mercado romano, artífices a trabalhar ao vivo, animação de rua e artes performativas, cetraria/falcoaria, espetáculos de serpentes, e naturalmente, um espaço de “comes e bebes” com o melhor da gastronomia do período romano.

Também a decoração de Salir transportou todos os seus visitantes para o período de ocupação romana, com as cores vermelha, branca, preta e dourada a destacarem-se, transmitindo o retrato de uma época e de uma civilização que marcou a nossa identidade, em termos da Língua, da Cultura, da Agricultura ou do Direito.

A presença romana no concelho de Loulé é mais marcante no litoral, nomeadamente na área das freguesias de Quarteira e Almancil, nas áreas estuarinas das principais ribeiras, com o importante vicus localizado na Estação Arqueológica do Cerro da Vila, emVilamoura, e nas villae e indústrias dos sítios de Loulé Velho, Quinta do Lago ou Salgados.

Mas a presença romana vai mais além do litoral, penetrando e enraizando-se no território interior. Bom exemplo da exploração dos recursos naturais e agrícolas do barrocal e da serra do concelho são os sítios da villa do Espargal com o seu lagar, ou a importante villa da Torrinha com a sua área habitacional e cemitério. Contam-se ainda outros achados como uma inscrição votiva de Salir ou o «pequeno galo de bronze» do Serro dos Negros. Desconhece-se se serão realmente romanos o povoado ou necrópole de Palmeiros ou a mina de Ferro de Fonte Morena.

Apresentamos agora o olhar dos nossos repórteres de imagem, da edição deste ano do “Salir no Tempo”.