PAN Algarve | Presente na manifestação no Zoomarine

0
1015
Zoomarine-PAN

PAN Algarve marcou presença na manifestação organizada pela Empty the Tanks Portugal no Zoomarine na passada quarta-feira, dia 3 de Agosto, onde se juntaram mais 70 organizações nacionais à Empty the Tanks Portugal. Esta, pertence à organização Internacional “Dolphin Project” com 52 anos de existência e sucesso na reabilitação de golfinhos em 9 países.

O objetivo desta e outras ações, é um apelo público para que espaços como o Zoomarine, deixem de incluir espetáculos circenses com animais selvagens no seu modelo de negócio passando a própria empresa a reabilitar em Santuário na natureza os seus animais com os mesmos treinadores e médicos veterinários de sempre. O Parque de Diversões pode desta forma, renovar a sua imagem pública nacional e internacional e substituir por alternativas que não impliquem a manutenção de animais em cativeiro, em espaços cerca de duzentas mil vezes menores que os territórios que ocupariam no seu habitat natural, separados das suas estruturas sociais, familiares e culturais.

O PAN não está contra o Zoomarine, muito pelo contrário, reconhece o seu valor social e económico na região e apenas apela à mudança do seu modelo de negócio, considerando mesmo, que o Zoomarine poderia ser pioneiro na criação do primeiro Santuário na natureza para animais marinhos em Portugal. Num santuário, o Zoomarine poderia fazer a reabilitação de animais não só oriundos de arrojamentos na região como faz atualmente, mas também a reabilitação em Santuário na natureza dos 28 golfinhos e outros animais marinhos que têm em sua posse, bem como de outros que viessem a ser encaminhados de empresas semelhantes a nível europeu.

Para o PAN, os espetáculos circenses com animais podem ser substituídos por outro tipo de exibições, que podem incluir realidade virtual 5D, hologramas, robótica, entre inúmeras outras possibilidades, mas mantendo parte do espaço dedicado a um parque de diversão, assim como o futuro hotel. 

Há um longo caminho a percorrer e o PAN Algarve pretende estar do lado das soluções, trabalhando conjuntamente com o Zoomarine na busca de compromissos sustentáveis, tanto economicamente como ambientalmente, e no respeito para com todos os animais.

Solicitámos já, um encontro com a direção do espaço para conversarmos sobre possíveis alternativas para um futuro que não envolva exploração circense de animais selvagens sencientes. 

PAN Algarve

Zoomarine-PAN-1