Selectra | Poupe Água com a ajuda destas apps

0
670
Poupar-Água-Selectra

Sim, é verdade, existem mesmo aplicações para tudo! Porém, enquanto algumas lhe conseguem fazer perder algum dinheiro da conta, a verdade é que há outras que têm a capacidade de fazer crescer o saldo que tem disponível. Parece-lhe confuso? A Selectra – especialista na comparação de tarifas explica-lhe tudo!

Poupar água é não só essencial para garantir que as gerações futuras não tenham de passar privações como também para assegurar que o valor das faturas de água não tenha grandes repercussões no orçamento mensal dos consumidores. E embora, muitos tenham essa noção bem assente, nem sempre sabem por onde devem começar.

No entanto, de acordo com a Selectra existem aplicações móveis que o podem ajudar nesta tarefa, sendo que a partir de uma rápida pesquisa pela Play Store pode escolher a que melhor se adequa a si. Mas, para ficar já com uma ideia do que pode encontrar, a empresa fez a escolha de algumas das apps mais conhecidas para que as possa instalar já hoje e começar assim a reduzir o seu consumo diário de
água! Ora veja:

Apps para poupar água diariamente

  1. Água Consciente
    Esta primeira aplicação tem o propósito de consciencializar o usuário para a quantidade de água que utiliza nas suas atividades diárias e funciona basicamente como um cronómetro. Ao abrir a app irá deparar-se com 4 opções: “Escovar dentes”, “Lavar louça”, “Lavar roupa” e “Tomar banho” e o objetivo é que inicie a contagem a partir do momento em que começa a realizar qualquer uma destas tarefas, até ao momento em que a finalize, para ter a perceção de quanto tempo gasta diariamente nestas atividades e quanto é que isso equivale em litros de água.
  1. Fake A Shower
    Para quem tem “bexiga tímida”, ligar a água enquanto utiliza a casa de banho em locais públicos não é de estranhar. No entanto, apesar de esta ser uma solução que ajuda nesse sentido, não é de todo a mais sustentável ou económica, e por isso é que aplicação Fake a Shower é tão útil nestes momentos!
    Ao simular barulhos realistas de água a correr, esta app serve como alternativa à abertura da torneira e no final, mostra-lhe ainda quantos litros de água conseguiu poupar ao ter recorrido à aplicação.
  1. MOBII Minha Conta
    Se não tem ideia de quanta água gasta mensalmente, esta app ajuda-o a fazer essa gestão e a evitar o desperdício. Para isso basta verificar o contador regularmente e apontar os valores na aplicação, com o propósito de avaliar se o consumo que está a ter é regular ou se existe alguma fuga, e também de perceber qual a melhor maneira de utilizar este recurso para que o consumo seja mais eficiente.
  1. Desafio Ambiental
    Caso queira ir mais além e pretenda mudar mais alguns hábitos de consumo para que o seu nível de poupança seja ainda maior, o “Desafio Ambiental” é a aplicação certa! Ao utilizar esta app pode ter acesso a notícias diárias sobre o ambiente, a qualidade do ar e água, e ainda a alguns truques em forma de desafio que o ajudam a fazer um uso mais eficiente dos recursos do planeta.

Outras dicas para economizar água

  • Coloque as máquinas a lavar apenas na carga completa e no modo eco.
  • Deite o lixo diretamente no caixote da casa de banho e poupe entre 7 a 15 l de água.
  • Não cozinhe em panelas demasiado grandes para não utilizar mais água do que aquela que
    precisa.
  • Aproveite a primeira água do duche para regar as plantas ou lavar o chão.
  • Instale um compressor redutor de caudal nas torneiras e poupe até 80% de água.

Selectra