PSD Portimão | Câmara Municipal discute Segurança no Concelho

0
984
PSD

Contando com a participação das forças de segurança, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Autoridade Marítima, a Câmara Municipal de Portimão realizou esta terça-feira, dia 9 de agosto uma sessão extraordinária daquele Órgão para discussão da Segurança Pública, um assunto relevante para a cidade, principalmente depois de um conjunto de episódios de violência e confrontos envolvendo turistas na Praia da Rocha. Esta reunião foi realizada após requerimento dos quatro vereadores que compõem o Executivo da Câmara Municipal em regime de não permanência. 

OS Vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata (PSD) Rui André e Ana Fazenda regozijam-se com a realização desta reunião onde tiveram oportunidade de reforçar a importância da Segurança para a população que reside no concelho e também para a afirmação de Portimão enquanto destino de férias. Um concelho até aqui conhecido como tranquilo e que, por essa razão, obriga a um trabalho permanente e de articulação entre todas as entidades que trabalham para garantir a segurança dos portimonenses e de quem visita o concelho. 

Portimão afirmou-se ao longo dos anos como um destino de turismo familiar, tendo ultimamente vindo a afirmar-se também como palco de grandes eventos, sendo necessária uma adequação de meios e estratégias capazes de concertar uma nem sempre boa convivência de públicos alvo destas diferentes ofertas turísticas. 

No entender dos eleitos pelo PSD a Câmara Municipal de Portimão deve assumir o seu papel liderante e de articulação com as forças de segurança de forma a debelar alguns problemas que criam graves constrangimentos à população. Casos de boa convivência entre bares em zonas turísticas com residentes com queixas constantes sobre o ruído, bem como falta de clarificação por parte desta autarquia enquanto entidade licenciadora. Regista-se também uma negação de fiscalização por exemplo de parques de estacionamento explorados por entidades de caráter social, que exigem uma clarificação por parte da Câmara, situação que tem criado um enorme descontentamento junto da população. A inexistência de um esclarecimento atira esta questão para um limbo onde todos empurram as responsabilidades para o próximo, situações que se poderiam ultrapassar com uma verdadeira política de proximidade, cooperação e respeito pelos agentes económicos, as entidades exploradoras e a própria população/utilizadores daqueles espaços. 

Portimão é hoje um concelho que tem nas suas forças de segurança o garante da tranquilidade necessária. Infelizmente esse esforço faz-de muitas vezes pela abnegação e dedicação dos profissionais pois as forças de segurança que operam neste território apresentam algumas necessidades que urge ultrapassar. Para além da crónica falta de recursos humanos, as instalações ainda não estão adequadas para as suas necessidades conforme foi relatado nesta reunião. No caso da GNR, são necessárias adequações do posto para um melhor acolhimento dos cidadãos, por exemplo com sala de apoio à vítima, instalações sanitárias e áreas de acolhimento/receção bem como uma sala de espera. Já a PSP, apesar de estar neste momento a sofrer obras de melhoramento das suas instalações, já se antecipa por todos que as mesmas não dão resposta aos principais problemas pelo que se apela à Câmara de Portimão que faça eco dessas necessidades junto do Governo. 

Durante esta produtiva reunião foram abordados diversos assuntos, apresentadas reclamações e também sugestões por parte dos presentes. Para Rui André, a responsabilidade em torno da segurança ultrapassa a ação D as próprias forças de segurança. Há um conjunto de factores como o cuidado com os espaços públicos, a iluminação pública e os problemas sociais crescentes em Portimão que também são fundamentais para reforçar um dos principais ativos tão valorizado pela população como é a segurança. É por isso necessária uma maior valorização e reforço do trabalho destes operacionais, através de um reforço de policiamento de proximidade em algumas zonas da cidade, não só nas zonas ‘mais turísticas’ mas também em locais da cidade onde há maior percepção de insegurança por parte da população. 

A anunciada colocação de câmaras de videovigilancia que lamentavelmente ainda não se realizou, bem como outras promessas não cumpridas, a par de alterações de trânsito sem parecer da Comissão Municipal de Trânsito que, tal como a Comissão Municipal de Segurança não reúne há mais de dois anos, só contribui para o descrédito das medidas políticas deste Executivo. 

Rui André e Ana Fazenda exigem por isso uma maior articulação entre a autarquia e as forças de segurança, mostrando-se disponíveis para as necessárias decisões políticas e construção de soluções conducentes a uma cidade ainda mais segura, onde os cidadãos, os turistas e os comerciantes locais possam sentir-se em segurança.

Pelos Vereadores eleitos do PSD e Comissão Política de Seção de Portimão 

PSD