‘Pepco’ revela planos para iniciar operação em Portugal em 2023

0
748
Pepco-Loja-1
  • A Pepco pretende abrir as primeiras lojas em Portugal durante a primavera de 2023.
  • Numa primeira fase, a marca de retalho irá procurar potenciais espaços comerciais nas regiões do Porto, Lisboa e Algarve.
  • A empresa já iniciou o recrutamento para a equipa que ficará responsável pela expansão da marca em Portugal, com o objetivo de procurar as melhores localizações e, posteriormente, o recrutamento para as lojas, que terá início em Janeiro de 2023.

A Pepco, retalhista de multiprodutos que se encontra em plena expansão, acaba de anunciar plano para iniciar operação em Portugal, com as primeiras lojas a abrir na primavera de 2023. Portugal será o 18º mercado da marca que conta com sensivelmente 3.000 lojas desde a Estónia, no norte da europa, até Itália, no sul, Espanha, a oeste, ou até mesmo Bulgária, a leste. Este ano, a Pepco lançou também as primeiras lojas na Alemanha, que se têm revelado um sucesso e, abrirá ainda as portas dos recentes espaços comerciais pensados para o mercado grego.

Para todo o Pepco Group, Portugal será o 20º território da marca – O Grupo Pepco foi fundado em 2015 e integra dois reconhecidos e independentes retalhitas – Pepco e Poundland, que também comercializa internacionalmente sob a marca Dealz, juntamente com um braço global, PGS, que trabalha em estreita colaboração com ambas as empresas operacionais.

A Pepco é um distribuidor único com uma oferta diferenciadora e diversificada, tanto de produtos para casa, como vestuário para toda a família, com sensivelmente 500 categorias diferentes, a preços muito acessíveis. Os preços competitivos são os principais pontos fortes das lojas Pepco, que foram mencionadas de forma espontânea, pela maioria de seus compradores (65%)¹. Este grupo de consumidores visita as lojas Pepco regularmente e 2/3 das suas compras são planeadas com antecedência, mas ao mesmo tempo alguns clientes assumem também que as visitas às lojas são feitas apenas por gostarem da experiência, sem nenhum objetivo específico de compra.

As lojas Pepco têm um posicionamento de conveniência e oferecem um serviço profissional e cordial. O índice de satisfação do cliente é de 88%, que se reflete em prémios conquistados com regularidade, como o Service Quality Stars.

Depois de realizada uma extensa pesquisa ao mercado nacional, a Pepco assume estrategicamente as áreas do Porto, Lisboa e Algarve para implementar as primeiras lojas, seguindo-se gradualmente uma expansão pelo resto do país.

As lojas Pepco ocupam mais de 1 milhão de metros quadrados em área de vendas, por toda a Europa. Em Portugal, a empresa procura neste momento trabalhar em colaboração com proprietários e agentes imobiliários, para garantir o arrendamento a longo prazo de lojas com mais de 450 metros quadrados, podendo chegar a mais de 700 metros quadrados em retail parks e centros comerciais, em cidades e municípios com mais de 15.000 habitantes.

O lançamento das lojas Pepco em Portugal é o próximo e relevante passo na jornada de crescimento da marca. No seguimento da pesquisa de mercado que fizemos e de um grande interesse em países mediterrâneos, como Espanha e Itália, esperamos ganhar também popularidade no mercado português. Isto é notório nos preços competitivos e líderes de mercado que a Pepco apresenta, a qualidade dos seus produtos e a ampla oferta de vestuário e utensílios domésticos. Todos os dias abrimos uma nova loja Pepco em algum território europeu e realizamos em média 20 milhões de compras por mês”, afirma Anca Radu, Diretor Regional para a área de retalho da Pepco.

A responsável pela marca acrescenta ainda “Desde 2010, que a Pepco tem vindo a aumentar o seu número de colaboradores em 1000%, mantendo uma taxa de retenção de funcionários notoriamente alta. Estamos focados em criar oportunidades para que todos os nossos colaboradores cresçam connosco, tanto a nível profissional como pessoal. É uma prioridade contratar pessoas apaixonadas, entusiastas, que queiram desenvolver as suas aptidões e contribuir para o desenvolvimento da empresa.”

Atualmente, a Pepco emprega mais de 24.000 pessoas por toda a Europa e oferece ampla formação para ajudar os colaboradores a contribuir para o negócio e as suas carreiras profissionais possam também desenvolver-se a longo prazo, com vários benefícios para os funcionários e simultaneamente, padrões de trabalho flexíveis. Uma manifestação desta situação é o facto de muitos colaboradores da Pepco, terem começado a sua carreira profissional como lojistas, mas estarem atualmente em cargos de gestão.

Nesta fase inicial, a empresa planeia contratar algumas dezenas de colaboradores para lançar a sua operação em Portugal.

De acordo com o lema da marca “Sinta a qualidade, ame o preço”, a Pepco disponibiliza às famílias tudo aquilo que necessitam e procuram gerir nas suas casas com orçamento limitado, incluindo vestuário infantil, moda masculina e feminina, acessórios, calçado, cosmética, brinquedos, utilidades domésticas, decorações e ainda, algum pequeno imobiliário.

O portfólio das lojas portuguesas da Pepco irá incluir o novo conceito da marca lançado com sucesso em Espanha. Lojas de formato maior, que oferecem produtos de três categorias – além do merchandising geral e do vestuário, fornecerão também produtos de higiene pessoal, limpeza e lavandaria, bebidas, snacks e pastelaria, e ainda, categorias de animais de estimação. Isto segue um teste inicial positivo, que serve como resposta inicial aos clientes.

Detalhes adicionais sobre a marca, oportunidades de emprego e potencial cooperação com proprietários estarão disponíveis no website pepco.pt.

IPSIS