Albufeira | Programa de Alimentação Sustentável no início do Novo Ano Letivo

0
671
Prato-Sustentável-Albufeira

O novo ano letivo arranca em Albufeira com a implementação do programa “Prato Sustentável”, uma iniciativa destinada a todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho. O programa, que tem por objetivo incentivar a prática de hábitos alimentares mais sustentáveis, com vista a reduzir a pegada ecológica, resulta de um protocolo celebrado no passado mês de junho entre o Município de Albufeira e a Associação Vegetariana Portuguesa.

Paralelamente, está prevista a realização de ações de capacitação das cozinheiras na confeção de refeições de base vegetal, bem como de workshops para pais e encarregados de educação dos referidos níveis de ensino.

A iniciativa consiste na implementação de um pacote de medidas de sustentabilidade alimentar, que passa pela introdução, um dia por semana, de uma refeição de base vegetal para todos os alunos que usufruem das cantinas escolares sob a gestão da autarquia, sendo as leguminosas a principal fonte proteica.

O programa “Prato Sustentável” contempla, igualmente, a realização de formações práticas para capacitação das cozinheiras na confeção de refeições de base vegetal, bem como de workshops destinados a pais e encarregados de educação dos referidos níveis de ensino.

Os Workshops irão realizar-se nos próximos dias 17 e 24 de setembro, na cantina escolar da EB1 dos Caliços, organizadas em três sessões que irão decorrer de acordo com os seguintes horários:

Dia 17 – das 10h30 às 12h00

Dia 24 – das 10h30 às 12h00 e das 16h00 às 17h30.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição até ao próximo dia 9 de setembro, através do seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScf0rqBFuMqE9HzSrnZc2w66IRF2tyyI6drx1VWHdM-W7VjiQ/viewform

Albufeira, a par de Almada, foram os dois municípios escolhidos para fazerem parte do projeto, de entre uma centena de candidaturas.

Refira-se que a pertinência do programa assenta em dados que fazem parte do estudo contínuo da pegada ecológica dos municípios, realizado pela Universidade de Aveiro, em pareceria com a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Global Footprint Network, que permitiu apurar que o consumo de proteína animal corresponde a mais de metade da pegada ecológica da alimentação em Portugal. Refira-se que, atualmente, os portugueses consomem quatro vezes mais carne do que é recomendado, sendo que o consumo de proteína animal, no geral, é 12% superior ao recomendável, de acordo com os dados da Balança Alimentar 2016-2020.

CM Albufeira

Prato-Sustentável-Albufeira