Faro | Bandas da rede South Music marcam presença no EDP Vilar de Mouros

0
848
South-Music-Faro

O Município de Faro e o Teatro das Figuras congratulam-se com a presença dos The Black Teddys e The Mirandas, duas bandas algarvias integrantes da rede de promoção de artistas e bandas South Music, no EDP Vilar de Mouros, o mais antigo festival de música da Península Ibérica, com mais de cinco décadas e um dos mais importantes festivais do nosso País, que se realiza perto de Caminha, de 25 a 27 de agosto.

Estas bandas algarvias, que também já marcaram presença em edições anteriores do festival F, foram dois dos 33 projetos regionais selecionados para a primeira edição do South Music, que aconteceu em Faro nos dias 15 e 16 de junho de 2021.

Esta iniciativa pioneira contou com um programa alargado de formação, workshops e conferências dirigidas a profissionais da indústria musical, pretendendo ser uma montra para projetos de música da região e possibilitar o contacto entre os músicos e os stakeholders.

Foi precisamente o caso de Paulo Ventura, da organização do EDP Vilar de Mouros, que esteve na primeira edição do South Music e deu de caras com “uma quantidade de talento que me surpreendeu”. “No meio de todos os projetos que acabámos por conhecer, descobrimos estas duas bandas que achámos que faziam sentido e deviam estar no festival EDP Vilar de Mouros e acreditamos que vão dar grandes concertos”, acrescenta Paulo Ventura.

Também os Black Teddys assinalam “a importância do South Music enquanto plataforma” para mostrar a sua música a agentes culturais, que, “de outra forma, pela distância que ainda existe entre o Algarve e o resto do País, poderiam nunca ter tido conhecimento da qualidade musical” que existe na região. “Vilar de Mouros sempre foi uma das nossas metas enquanto banda, e chegar a esse palco é a concretização de um objetivo”, referem os The Black Teddys.

Também os The Mirandas consideram que “o South Music tornou possível aos músicos algarvios a possibilidade de fazer chegar a sua música e arte a meios que normalmente estão de alguma forma distantes”.

“No nosso caso em particular, providenciou-nos a oportunidade de atuar num dos, se não o mais, importante festival de música em Portugal, o que, para além de uma incrível experiência na vida da nossa banda, nos permite também dar a conhecer as nossas canções a novos públicos e ouvintes”, assinalam os The Black Teddys.

Já Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro e administrador do Teatro das Figuras, considera que “a presença destes dois projetos num festival tão importante como o EDP Vilar de Mouros significa concretizar um dos objetivos do South Music”.

Tratando-se de um evento bienal, o South Music terá a sua segunda edição em 2023, continuando a apostar na projecção nacional e internacional dos projetos e artistas algarvios e com um programa que vai voltar a incluir ações de formação dos agentes locais, apresentação de projetos e artistas, networking e debate entre pares.

CM Faro

South-Music-Faro