Lagoa | Exposição “Farol de Alfanzina – Um Século a Alumiar a Costa” 

0
194
Farol-de-Alfanzina

A Exposição Comemorativa do Centenário do Farol de Alfanzina (1920 – 2020), intitulada “Farol de Alfanzina – Um Século a Alumiar a Costa“, estará patente na Sala de Exposições temporárias “Manuel Gamboa”, no Centro Cultural Convento de S. José entre os dias 07 de setembro e 05 de dezembro.

Sinopse: A 1 de dezembro de 1920 entrava em ação o farol do Cabo Carvoeiro do Algarve. Projetado a partir de 1913, a sua construção iniciou-se seis anos mais tarde. Hoje, sob a designação do local exato da sua implantação, Alfanzina, volvida uma centúria e inúmeras obras de melhoramento e modernização, continua a missão de facho-guia da navegação marítima ao largo da costa sul da região.

A efeméride do seu centenário, que se assinalou em 2020, foi merecedora de um programa comemorativo da iniciativa do Município de Lagoa e da Associação Sócio-Profissional dos Faroleiros – “Centenário do farol de Alfanzina (1920-2020)”. As comemorações, adiadas devido à pandemia SARS-CoV-2, estenderam-se aos anos seguintes, tendo resultado num conjunto diversificado de ações de animação e mediação cultural.

A presente exposição, que decorre desse programa, traça um périplo pelos 100 anos do farol de Alfanzina, sendo igualmente demonstrativa da importância funcional e histórica dos faróis e da profissão de faroleiro. Exibe importante espólio, desde a documentação que narra a “vida centenária” do Farol aos engenhos e utensílios usados na atividade originários do próprio Farol, de acervos pessoais e institucionais e do Núcleo Museológico da Direção de Faróis.

Tem entrada livre e pode ser vista entre 7 de setembro e 5 de dezembro de 2022 na sala de exposições temporárias “Manuel Gamboa” do Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, no horário de funcionamento daquele equipamento, nomeadamente de terça-feira a sábado das 09h30 às 12h30 e/ou 14h00 às 17h30.

A Exposição “Farol de Alfanzina – Um Século a Alumiar a Costa” tem inauguração no dia 07 de setembro, pelas 18h30.

Uma exposição imperdível!

Mun Lagoa(Algarve)

Farol-de-Alfanzina