AI | Concursos de Aquisição de Equipamentos para a GNR e PSP

0
775
Ministério-Administração-Interna

O Ministério da Administração Interna (MAI) já lançou, um mês após a aprovação do plano de 607 milhões de euros em investimentos nas Forças e Serviços de Segurança até 2026, oito concursos de aquisição de equipamentos para a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Os concursos, dos quais 4 já publicados e 4 em vias de publicação – no valor de 3,1 milhões de euros – em Diário da República, abrangem equipamentos para funções especializadas, de apoio à atividade operacional e melhoria das condições de trabalho na GNR e na PSP.

Na sequência da aprovação em Conselho de Ministros (28 de julho) do diploma de investimentos plurianuais em infraestruturas e equipamentos das Forças de Segurança, os concursos já lançados e publicados pelo MAI – no valor de 1,9 milhões de euros – incluem a compra de mobiliário para vários postos territoriais da GNR.

Para o reforço da segurança rodoviária, vão ser também adquiridos monóculos e equipamentos de visão noturna, alcoolímetros, cinemómetros e tacógrafos, para a Guarda e PSP.

Em vias de publicação estão os concursos relativos à aquisição de máquinas de recolha de imagens, balanças e equipamento de apoio à atividade operacional para a GNR e a PSP.

O novo diploma destina 236 milhões de euros para infraestruturas, abrangendo também a aquisição de viaturas (64 milhões de euros), armamento (11,5 milhões), tecnologias de informação e comunicação (250 milhões), equipamentos de proteção individual (15 milhões), de apoio à atividade operacional (5 milhões) e para funções especializadas (22 milhões).

Estes investimentos na modernização da GNR e da PSP – que também contribuem para a sua atratividade e consequente rejuvenescimento – dão sequência aos mais de 340 milhões de euros executados entre 2017 e 2021, ao abrigo da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança.

MAI

Ministro-AI-Gabinete