‘Mercedes-Benz’ assina memorando de entendimento com o Governo do Canadá

0
932
Mercedes-Benz-Canadá

• Memorando de entendimento para promover oportunidades em toda a cadeia de fornecimento de veículos elétricos do Canadá, incluindo assegurar fontes sustentáveis de matérias-primas

• A Mercedes-Benz e o Canadá procuram novas oportunidades nos segmentos de extração e refinação a montante, a meio e a jusante, segmentos de materiais catódicos precursores ativos, materiais catódicos ativos, e no fabrico de células

• A Mercedes-Benz irá explorar ligações aos fortes setores mineiro e de refinaria do Canadá e explorar oportunidades de utilização e crescimento dos ecossistemas canadianos para veículos elétricos e peças de automóveis

• O memorando de entendimento apoia o diálogo e as relações para facilitar o trabalho da Mercedes-Benz com parceiros estratégicos no Canadá, incluindo a Rock Tech Lithium Inc. para o fornecimento de hidróxido de lítio 

• A empresa germano-canadiana Rock Tech Lithium e a Mercedes-Benz pretendem assinar um acordo para o fornecimento anual de até 10.000 toneladas de hidróxido de lítio

• Fornecimento responsável: o lítio só será obtido a partir de minas auditadas de acordo com os padrões mineiros da Iniciativa para a Garantia de Mineração Responsável (IRMA – Initiative for Responsible Mining Assurances), assegurando assim elevados padrões ambientais e de direitos humanos. 

Na terça-feira, a Mercedes-Benz Group AG e o Governo do Canadá assinaram um memorando de entendimento para explorar uma maior cooperação em todas as fases da cadeia de valor dos automóveis – desde o desenvolvimento técnico e a extração de matérias-primas, até à produção, vida útil e reciclagem.  

A finalidade do memorando de entendimento consiste em fomentar a cooperação e explorar formas para promover oportunidades em toda a cadeia de fornecimento de veículos elétricos do Canadá, incluindo, mas não se limitando a garantir fontes sustentáveis de matérias-primas – tendo em consideração os compromissos mútuos do Canadá e da Mercedes-Benz para com o desenvolvimento sustentável e a proteção do clima e os seus investimentos no sentido de uma economia futura mais limpa e mais ecológica. 

No âmbito da iniciativa “Ambition2039” da Mercedes-Benz, o foco incide na redução das emissões de CO2 bem como na utilização responsável de recursos em toda a cadeia de fornecimento. Em estreita cooperação com os seus fornecedores, a Mercedes-Benz está a trabalhar na procura de alavancas para a redução consistente de CO₂, bem como a procurar reduzir significativamente a quantidade de metais de terras raras utilizada em cada motor elétrico.

A Mercedes-Benz está a preparar-se para fornecer um portfólio totalmente composto por modelos elétricos até ao final da década, onde as condições de mercado assim o permitirem. Com a eletrificação em massa do setor automóvel, a procura por matérias-primas específicas e obtidas de forma responsável irá aumentar, em particular o cobalto e o lítio, e ainda o níquel, a grafite, o manganês e o cobre.

O Canadá e a Mercedes-Benz Group AG apoiam o diálogo e as relações que possam promover o trabalho com parceiros estratégicos no Canadá. Neste contexto, a Mercedes-Benz está a explorar uma parceria estratégica com a Rock Tech Lithium Inc., que poderia permitir à marca fornecer aos seus fornecedores hidróxido de lítio para satisfazer a procura global de veículos elétricos a bateria. A partir de 2026, no âmbito desta parceria prevista, a Rock Tech pretende fornecer anualmente à Mercedes-Benz e aos seus parceiros de baterias até 10.000 toneladas de hidróxido de lítio, começando com um período de qualificação.

Este acordo previsto marca um passo decisivo para o fornecimento de lítio de alta qualidade a ser processado na Alemanha. Com a parceria estratégica prevista com a Rock Tech, prevê-se que a Mercedes-Benz avance com a produção de células de bateria de última geração na Europa. Esta quantidade significativa de lítio proveniente diretamente da Rock Tech poderia – juntamente com parcerias adicionais no futuro – ajudar a Mercedes-Benz a atingir os seus ambiciosos objetivos de eletrificação.

A Rock Tech Lithium, uma empresa de tecnologias limpas com operações no Canadá e na Alemanha, pode ajudar a explorar novas fontes de matérias-primas. Sujeita a um acordo e ao cumprimento dos padrões de qualidade e sustentabilidade, a Rock Tech desempenhará um papel fundamental para ajudar a Mercedes-Benz a produzir em série veículos com emissões zero. Como um dos vários parceiros, espera-se que a Rock Tech forneça à marca automóvel de luxo mais valiosa do mundo lítio de alta qualidade, que deverá ser refinado de forma neutra em termos de emissões de CO2 em Guben, Brandenburg (Alemanha). Neste local, a Rock Tech Lithium está atualmente a construir o primeiro conversor de hidróxido de lítio da Europa com um volume de investimento previsto de várias centenas de milhões de euros. Com a sua longa tradição industrial e as infraestruturas existentes, a região oferece as melhores condições para se tornar uma peça central da cadeia de valor das baterias.  Além de atingir a produção de hidróxido de lítio neutro em CO2 até ao final de 2030, a Rock Tech Lithium disponibilizou-se para fornecer à Mercedes-Benz lítio de minas auditadas de acordo com o padrão de mineração da Iniciativa para Garantias de Mineração Responsável. As matérias-primas extraídas e processadas de forma responsável fornecem a base para um portfólio sustentável de veículos Mercedes-Benz totalmente elétricos. O respeito e a proteção dos direitos humanos, bem como do ambiente, são critérios decisivos para a escolha dos parceiros de fornecimento. 

Mercedes-Benz Portugal

Mercedes-Benz-Canadá