O Centro Cultural Convento de S. José recebe no próximo dia 09 de setembro, pelas 16h00, a Apresentação Pública do projeto museológico, de arquitetura, artístico e museográfico Casa da Cidadania.
Em janeiro de 2018, a Câmara Municipal de Lagoa apresentou a intenção de instalar, nos seus antigos Paços do Concelho, um projeto dedicado à Educação para a Democracia, para a Cidadania, para a Igualdade de Género e para os Direitos Humanos.
A este projeto foi dada a designação de Casa da Cidadania.
Desde a sua apresentação, foram lançadas ações não apenas tendentes à reabilitação do edifício de forte interesse histórico, suportado por cuidadoso estudo, como um conjunto de linhas de trabalho em torno dos movimentos sociais e diversos eventos.
Terminado o projeto de reabilitação e de museografia dos antigos Paços do Concelho, assim como da sua museografia, no dia 9 de setembro quer-se partilhar o caminho percorrido e aquele que falta percorrer.
A Casa da Cidadania e os seus múltiplos caminhos, que vão da arte à investigação, entra agora numa outra fase: a forte intervenção e diálogo com a Comunidade.
No momento em que se avizinham os 250 ANOS DE CRIAÇÃO DO CONCELHO DE LAGOA, a abertura neste mandato da CASA DA CIDADANIA, associa-se a outra importante data, a Revolução de 1974 e a comemoração da passagem dos seus 50 anos.
Celebramos não apenas a criação de Lagoa, mas também a Democracia.
Mun Lagoa(Algarve)