O Tomorrow Tourism Leaders (TTL) tem uma nova versão do projeto, o Super School, uma competição que vai desafiar escolas e estudantes da área do Turismo a criar um Super Evento que promova a responsabilidade social e gere impacto positivo no setor.
A fase de candidaturas decorre entre 1 e 30 de setembro.
A iniciativa é da Associação Fórum Turismo, que volta a organizar o projeto em Super Edition em conjunto com o Super Bock Group. Esta edição é direcionada à comunidade escolar, para que se juntem em equipas, compostas por alunos e professores, e respondam a este desafio.
Graça Borges, Diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade no Super Bock Group, afirma que “Desde há três anos que fazemos esta chamada à sociedade, através do Tomorrow Tourism Leaders Super Edition, incentivando à mobilização e à captação de novas ideias e soluções que ajudem ao desenvolvimento sustentável do Turismo em Portugal. É um tema com o qual o Super Bock Group está comprometido e, portanto, é com enorme prazer que nos voltamos a juntar ao Fórum Turismo.”
A fase de inscrições para o TTL Super School decorre entre, dia 1 e 30 de setembro, podendo concorrer apenas uma equipa por escola, constituída por dois a quatro estudantes e um professor mentor, que se responsabiliza pela inscrição e acompanhamento do grupo.
De 1 a 31 de outubro é a fase de entrega do desafio proposto, em que as equipas têm de criar um projeto para um Super Evento que promova a responsabilidade social e tenha um impacto positivo no Turismo. Como é habitual no TTL Super Edition, é esperado que as soluções apresentadas sejam sustentáveis e conscientes na sua resolução. Esta edição não é diferente, pelo que, a resposta ao desafio deve obrigatoriamente atender a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na sua Agenda 2030.
A Grande Final acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro, em local a divulgar, e será o momento para as equipas selecionadas apresentarem o seu projeto num pitch ao vivo. O prémio para a equipa vencedora, nomeada pelo júri, é uma viagem à FITUR 2023, em Madrid.
As apresentações e respostas ao desafio serão avaliadas segundo dimensões como a criatividade e inovação, a relevância, a viabilidade económica, a aplicabilidade do projeto e a adequação à questão proposta.
Este TTL, tal como as edições anteriores, tem como objetivo incentivar o empreendedorismo criativo e social e fomentar a geração de ideias e de negócios inovadores no Turismo. No passado este propósito foi aplicado à área da restauração e bebidas, com o TTL Super Edition HORECA, em 2021, e ao Turismo de Natureza, na primeira Super Edition em 2020.
Em 2021, os participantes foram desafiados a pensar no futuro do canal HORECA, com o objetivo de se encontrarem soluções sustentáveis que inovassem o setor e apoiassem a retoma do Turismo. Foram angariadas mais de 200 ideias na fase de pré-seleção, um total de 69 projetos na fase de desenvolvimento e, destes, foram selecionadas 6 equipas para a Super Final. Após a participação no pitch foi a equipa Atlantic Compost, um projeto de combate ao desperdício alimentar, que levou para casa o prize money de 5.000€ e o título de equipa vencedora.
Já no TTL Super Edition Turismo de Natureza, a iniciativa tinha o objetivo de encontrar soluções e criar oportunidades para tornar Portugal um destino turístico mais sustentável, através daquele produto específico. Os interessados submeteram as suas ideias para “Desenvolver o Turismo de Natureza numa das 7 regiões de Turismo”, e, no total, foram recebidas 740 ideias. Daqui foram selecionadas 190 para a fase de desenvolvimento e apurados 7 projetos finalistas para a final.
Nesta edição pioneira embarcaram as 7 Entidades Regionais de Turismo que se comprometeram a oferecer mentoria e um prize money de 5.000€ à equipa vencedora, caso esta tivesse uma proposta para a sua região. Esta responsabilidade ficou do lado da Entidade Regional da Madeira que abraçou o projeto vencedor – Banana Glamping, que propôs uma ideia de negócio com base no aproveitamento do desperdício das plantações de banana na Madeira para a construção de estruturas de glamping.
“Depois dos contributos para promover o produto Turismo de Natureza e, posteriormente, de pensar o futuro do canal Horeca, hoje arrancamos com o desafio junto dos alunos das escolas de Turismo, para que reflitam e desenvolvam um evento que promova a responsabilidade social e possa gerar impacto positivo no setor. Pelo envolvimento dos participantes e resultados obtidos nas edições anteriores, mantemos as melhores expectativas para esta terceira edição, que designámos de Tomorrow Tourism Leaders Super School. O desafio está lançado,” refere ainda a Diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade no Super Bock Group.
A partir de hoje, as equipas interessadas já podem inscrever-se no novo desafio TTL Super School através do link:
LPM