Vinhos do Alentejo | Harmonizar Vinho e Comida não tem de ser difícil

0
136
Harmonia-Vinho-Comida

Peixe pede vinho branco e com carne é obrigatório servir vinho tinto? Estas e outras dúvidas serão esclarecidas na iniciativa aberta a todos os entusiastas vínicos.

Cruzar vinho e gastronomia é uma das grandes dúvidas dos consumidores e um dos principais desafios da restauração. Para esclarecer todas as questões e acabar com os mitos, a Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora) vai ser palco do curso “Harmonização – vinho e comida”, que acontece já no dia 24 de setembro, sábado, entre as 10h00 e as 18h00.

A iniciativa, cujas inscrições acabam de abrir, conta com Tiago Paula, presidente da direção da Associação dos Escanções de Portugal, como cicerone.

Desde a importância da temperatura dos alimentos e dos néctares, à escolha certa do copo, passando pela influência da gastronomia na escolha do vinho, esta iniciativa cuja participação tem o custo de €35 por pessoa, promete não deixar dúvidas por esclarecer no que à relação entre vinho e comida diz respeito.

Durante toda a sessão, os participantes são ainda desafiados a provas e degustações que permitirão aferir como o gosto individual influencia cada um dos elementos abordados.

As inscrições para o evento que está limitado a 15 vagas, podem ser garantidas através deste através deste link, até à data-limite de 22 de setembro.

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO ESCANÇÕES DE PORTUGAL:

Escanções de Portugal é uma associação cultural, de âmbito nacional, que agrupa os profissionais do serviço de vinhos e outras bebidas em estabelecimentos hoteleiros e similares. O seu objetivo é o estreitamento das relações entre os escanções, com os amigos do vinho e com organizações e empresas ligadas à produção e comercialização de bebidas.

MT

Harmonia-Vinho-Comida