‘Coral Ideias do Levante’ Regresso aos Ensaios Presenciais

0
1056
Coral-Ideias-Levante

O Coral Ideias do Levante irá regressar aos ensaios presenciais regulares, a partir do dia 5 de Outubro de 2022, na cidade de Lagoa (Algarve). Os ensaios são dirigidos pela maestrina Maria Saramago.

Esta será uma oportunidade para os(as) eventuais interessados(as) integrarem os trabalhos do grupo no arranque de mais uma temporada.

Coral

O Coral Ideias do Levante foi fundado em 1996, inserido na associação Ideias do Levante. Inicialmente, com a direção artística de Helena Tapadinhas e com a regência do maestro Ricardo Carvalho, e em Janeiro de 1998, sob a direcção artística do professor José Carlos Bago d’Uva o grupo passou a trabalhar com base numa renovada concepção de “pedagogia do canto coral”. De 2003 até 2016, foi dirigido pelo professor Francisco Brazão e, de 2016 até 2021, foi dirigido pela professora Vera Batista. Em Setembro de 2021, o grupo passou a ser dirigido pela maestrina Maria Saramago. Foi acompanhado, ao piano, por Rute Simões, Lutz Kettnaker, Silvia Smeman, Alany Steiner e mais recentemente, por Cristiana Silva. Actuou em diversos pontos da Península Ibérica e organiza vários eventos ao longo do ano, destacando-se a Semana Coral de Lagoa. Interpreta um repertório bastante eclético como meio de intervenção pedagógica e de formação de público.

Maestrina

Maria de Jesus Saramago, natural de Lisboa, entrou para o Instituto Gregoriano de Lisboa, em 1990, onde começou a participar em grupos corais, como por exemplo, no Coro de Câmara da Escola Superior de Música. Termina a Licenciatura em Direção Coral na Escola Superior de Música, no ano de 2000, onde foi aluna de Christopher Bockmann, Vasco Pearce de Azevedo, Eurico Carrapatoso, entre outros. Em 2008, terminou a licenciatura em Psicologia, na área da Linguagem e Logopedia, pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde também frequentou a pós-graduação em Dança Movimento Terapia.

Durante o seu percurso, fez parte de diversos coros, como o Oriana Ensemble dirigido por Elsa Cortez, o Conductus Ensemble dirigido por Filipa Palhares, e o Sintagma Musicum dirigido por César Viana. Lecionou em vários conservatórios de música, nomeadamente, em Coimbra, Figueira de Foz, Fátima, Ourém, Lagos, Portimão e Lagoa (Algarve). Dirigiu diversos grupos corais, como o Coral Stella Maris (Peniche), o Cor’deLua (Lagoa). Paralelamente, foi também dedicando-se a diversas áreas de desenvolvimento pessoal e terapias complementares.

Ensaios

O grupo ensaia às quartas-feiras, das 20h00 às 22h00, no Centro de Estudos e Formação de Lagoa (CEFLA), na Cidade de Lagoa | mapa: https://goo.gl/maps/HrNu8

Os ensaios, são orientados em português e em inglês, sendo que iniciam com alguns exercícios de descontração e com um gradual aquecimento vocal. Segue-se algum trabalho na técnica vocal, dicção, entoação e afinação. Depois, é trabalhado alguns temas do repertório. Não é necessário saber ler música ou ter experiência na área do canto.  

Como participar

Mais informações poderão ser obtidas através do formulário de contacto em https://www.ideiasdolevante.info, através de mensagem via https://www.facebook.com/ideiasdolevante.info ou através do número 282380053 (secretaria).

Apoios

Município de Lagoa (Algarve), União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Solidó – Instrumentos musicais, estorninho.biz, photos4life, ffotografo shop, inforarte, comunicação social, grupos nas redes sociais, e tantos(as) outros(as) que apoiam o trabalho do grupo coral e da associação.

RE DBA

Coral-Ideias-Levante