Olhão | Proteção Civil apela à Prevenção na aproximação da Época das Chuvas

0
536
Prevenção-Época-Chuvas

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Olhão alerta para o início do novo ano hidrológico, altura em que se registarão períodos de maior precipitação.

Assim, aumentará significativamente o risco de inundações urbanas e cheias e, em consequência, a vulnerabilidade de pessoas e bens aos seus efeitos.

A prevenção tem um papel importante na minimização das consequências mais graves deste fenómeno natural.

Assim, torna-se imperioso que todos os cidadãos tenham um papel determinante na prevenção, limpando os algerozes e varandas das suas casas e fazendo convenientemente a limpeza e análise de caves, quintais ou jardins, principalmente no outono, devido à queda de folhas.

É também de extrema importância remover os resíduos das atividades agrícola e florestal dos terrenos.

Tendo em conta que a morfologia do solo e a hidrografia do Algarve proporcionam enxurradas, cheias e inundações, todos os munícipes deverão, ainda, estar atentos às informações meteorológicas e ter sempre em casa um kit que contenha um rádio e lanterna de pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros, medicamentos essenciais e agasalhos.

Se detetar alguma situação que possa colocar em causa a boa fluidez das águas pluviais, ou em caso de emergência, ligue 112.

CM Olhão

Prevenção-Época-Chuvas