Luís Franco-Bastos | Novo espetáculo a solo “Diogo” no Coliseu de Lisboa

0
613
Luis-Franvco-Bastos

Luís Franco-Bastos, um dos nomes incontornáveis do humor em Portugal acaba de anunciar o seu mais recente espetáculo a solo, “Diogo”, que será apresentado dia 16 de dezembro no Coliseu de Lisboa, em formato 360.º. O tão aguardado regresso aos palcos, depois da bem-sucedida digressão “Consciente”, em 2019, é um relato e uma desconstrução de experiências, de muitas memórias, questões íntimas e familiares. Ao invés de imitar ou falar dos outros, Luís Franco-Bastos vira o espectáculo para si próprio como nunca o fez.

No ano em que celebra 15 anos de carreira, o comediante revela-se agora em palco de uma forma mais próxima. As histórias pessoais e familiares de “Diogo”, o nome pelo qual os pais de Luís “Diogo” Roda Madureira Franco-Bastos o tratavam na infância, com o intuito de o distinguir de Luís, seu pai, ou de Luís Miguel, seu irmão, tomam conta de toda a narrativa ao longo de mais de uma hora.

Referência no panorama nacional da comédia, Luís Franco-Bastos foi responsável por alguns dos mais importantes feitos da área nos últimos tempos, tendo sido o primeiro stand-up comedian a fazer standup na gala dos Globos de Ouro, em duas edições, e ter sido ainda o primeiro humorista em Portugal a ter um special distribuído por uma major label. Com três digressões a solo de stand-up realizadas, “Roubo de identidade”, “Voz da Razão” e “Consciente”, Luís Franco-Bastos já pisou alguns dos mais emblemáticos palcos nacionais.

De destacar que foi um dos elementos do grupo LX Comedy Club, juntamente com Salvador Martinha, Rui Sinel de Cordes e Ricardo Vilão, tendo este coletivo sido pioneiro a fazer uma tour de stand up comedy por todo País. Mais tarde surge o projeto digital em dupla com Pedro Teixeira da Mota, “Erro Crasso”, um programa em jeito talk show feito especialmente para o YouTube, que contava com um convidado diferente todos os episódios. O canal ultrapassou os 150 mil subscritores tendo muitos dos episódios ascendido a um milhão de visualizações.

A quarta temporada do podcast/áudio-série “O HOTEL” já estreou, sendo hoje publicado o segundo episódio. A famosa família da Marateca, dona de um hotel, tem em Luís Franco-Bastos a voz e a escrita de todas as personagens. O Grande Hotel da Marateca, o “maior” (e único) hotel na União das Freguesias, tem figurado no primeiro lugar do top dos podcasts portugueses desde a sua estreia e é uma audição obrigatória.

Em rádio, afirmou-se como autor e intérprete das rubricas “Outra Coisa” na Antena 3 e “Só Que Não” na Mega Hits, que foram o laboratório ideal para a dar asas à sua elasticidade vocal e criativa. Em 2020 integrou o painel do Café da Manhã na RFM, ao lado de  Pedro Fernandes, Mariana Alvim, Salvador Martinha e Duarte Pita Negrão, na qual apresentou a rubrica diária de sucesso, “Informação Privilegiada”.

Os bilhetes para “Diogo”, dia 16 de dezembro, no Coliseu de Lisboa, já se encontram disponíveis nos pontos de venda oficiais.

RB

Luis-Franvco-Bastos