Adecco Portugal | 4 dicas para Construir uma Equipa Positiva

0
475
Equipa-Positiva

Os colaboradores são mais criativos, energéticos e produtivos quando fazem parte de uma equipa feliz e motivada. Como líder deve construir um work environment que potencialize o sucesso e o bem-estar de todos. A positividade não só aumenta a capacidade criativa, como também ajuda a enfrentar desafios e ter as soft skills necessárias para criar relações saudáveis dentro do espaço de trabalho. E não é segredo para ninguém: profissionais felizes são mais produtivos! A Adecco Portugal dá quatro dicas essenciais para formar uma equipa positiva!

  1. Torne-se um líder positivo

As equipas são frequentemente mais motivadas quando têm um líder positivo. Concentre-se na sua própria felicidade, bem-estar e inteligência emocional pois é o primeiro passo para a construção de uma grande equipa. Ao trabalhar a inteligência emocional, terá uma consciência mais profunda das suas próprias emoções e de como elas afetam os outros.

  1. Remova obstáculos

Remova os obstáculos que podem estar a afetar o progresso da equipa. Pense nas políticas da empresa: o que pode estar a causar insatisfação? O salário é competitivo? A equipa ficaria mais feliz se lhes fosse proporcionada mais formação, coaching ou mentoria, horários de trabalho flexíveis ou opção de trabalho híbrido?

O work environment também é importante. Implemente medidas para criar um espaço de trabalho friendly. Dê apoio, certifique-se que dispõe de todas as ferramentas e recursos necessários para que a sua equipa possa ter o melhor desempenho.

  1. Gira de forma positiva

Obstáculos removidos, comece a gerir a sua equipa de forma positiva. Mensagens que expressem a missão e a visão da empresa vão ajudar a que a equipa e a organização se unam em torno de um objetivo comum e se tornem mais empenhadas.

A motivação irá aumentar quando todos compreenderem o que devem fazer e como as suas funções beneficiam a empresa. Esteja atento aos objetivos dos membros da sua equipa e recompense de forma apropriada quando os alcançarem.

Crie um ambiente aberto em que as pessoas possam exprimir-se sem receio de sofrerem julgamento. Seja transparente, mantenha a equipa informada sobre o que está a acontecer na empresa e como isso os afeta.

Reuniões são uma boa oportunidade para discutir atualizações ou mudanças importantes: incentive os seus colaboradores a exprimirem quaisquer preocupações que possam ter. Certifique-se que as reuniões são focadas e produtivas, para que ninguém desperdice o seu tempo. Se surgirem conflitos, lide da forma apropriada.

  1. Cultive a positividade

A positividade pode ser trabalhada diariamente. Isto requer concentração e autodisciplina, mas os benefícios podem ser enormes.

Esforce-se por criar confiança. Manter uma atitude positiva nem sempre é fácil. Por vezes a perspectiva negativa de uma pessoa pode afetar todo o grupo. Se um membro da equipa é constantemente negativo, tome rapidamente medidas antes que afete os restantes.

Tente compreender o problema – esta pessoa está infeliz na sua função? O que posso fazer para ajudar a melhorar as coisas?

Finalmente, relembre todos os membros da equipa que têm um impacto positivo nos outros e podem fazer a diferença no local de trabalho. Partilhe testemunhos de clientes satisfeitos para mostrar como os seus serviços podem melhorar a vida das pessoas.

GetSmart

Equipa-Positiva