APAV | Seminário “As vítimas e o sistema de justiça: Inovar para humanizar”

0
1024

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta o Seminário Infovítimas III “As Vítimas e o Sistema de Justiça: inovar para humanizar”, que se realizará no dia 19 de setembro de 2022, das 09H30 às 17H45, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

No cumprimento da nossa missão essencial de apoio às vítimas de crime, suas famílias e amigos, a APAV tem vindo a encontrar no direito à informação o alicerce para o cumprimento dos demais direitos que lhes devem ser reconhecidos.

O modelo Infovítimas preconiza a promoção do direito à informação, que se consubstancia num modelo informativo acessível e inclusivo, hoje disponível e adaptado aos sistemas de justiça na Austria, República Checa, França, Grécia, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Escócia. Uma parceria nacional e internacional, que se reúne no projeto Infovítimas, reconhecido pela Comissão Europeia como uma boa prática na informação às vítimas de crime, permitiu a criação de ferramentas de informação promotoras do conhecimento das vítimas – e da sociedade em geral – sobre os seus direitos, bem como sobre o funcionamento do sistema de justiça.

Com o fecho da terceira edição do projeto Infovítimas, a APAV reunirá neste seminário entidades e parceiros chave para o sucesso, de escala Europeia, deste valioso contributo para o exercício informado de direitos. Abordando práticas inovadoras e centradas na vítima, procuraremos impulsionar um debate alargado sobre como pode o sistema de justiça ser humanizado na perspetiva da vítima e dos profissionais que o integram. Inovação, informação e comunicação na humanização do sistema de justiça para as vítimas de crime é, pois, quer o mote quer o fio-condutor de todas as apresentações, destacando-se tópicos como:

• O Pacote de Direitos das Vítimas: o que reserva o futuro?

• O Direito das Vítimas à Informação: o Modelo Infovítimas

• Como humanizar o Sistema de Justiça na perspetiva das vítimas

• O que fazer e o que não fazer na comunicação com as vítimas

Programa: apav.pt/infovictims

APAV