Teia D’Impulsos | As Férias Inclusivas proporcionam oportunidade e igualdade a todos

0
537
Férias-Inclusivas-FICA

Foram sete semanas intensivas, de 25 de Julho a 9 de Setembro, repletas de atividades muito distintas e especialmente planeadas pela coordenadora Inês Reis com o objetivo de contribuir para o bem-estar, desenvolvimento, inclusão e diversão, das 30 crianças e jovens de diferentes idades e necessidades especiais que este ano participaram no FICA (Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia).

Uma vez mais o FICA foi muito bem recebido na Escola Eng. Nuno Mergulhão, em Portimão, onde o projeto passou grande parte dos dias a despertar a criatividade dos jovens com atividades plásticas, pintura e cerâmica, com o apoio do Atelier 1+1, e os seus dotes para a culinária. Foram realizadas sessões de cinema e jogos lúdicos: até o Boccia fez parte destas férias (exclusivamente pensado para pessoas com deficiência). O exercício físico também não faltou, com muita ginástica e dança, além de momentos de puro relaxamento com direito a massagens e tudo.

Contacto com animais, experiências sensoriais e desportos aquáticos

As Férias Inclusivas têm procurado incutir o contacto, bastante terapêutico, das crianças com os animais e plantas, e este verão não foi exceção. Antes pelo contrário, houve visitas às Quintas Pedagógicas de Portimão e Silves, assim como ao Zoo de Lagos. Além disso, as crianças e jovens regressaram à Sala Snoezelen da Espiral de Vontades, em Monchique, para experimentar atividades sensoriais.

Para refrescar houve muitas brincadeiras na água, nomeadamente, nos dias passados na Praia da Restinga, em Alvor, e nas piscinas de Monchique e do bar Maré Chic, em Portimão. As crianças e jovens do FICA tiveram também a oportunidade de passear de barco com a Seadolphins, experimentar vela, surf com a Playsurf e canoagem com a TAHO’E Canoe Club. O último dia de diversão, antes do regresso às aulas, foi passado no parque aquático Slide & Splash.

Inês Reis, coordenadora do projeto, resume a essência deste projeto tão necessário em todo o país:

“No FICA procuramos sempre fazer crianças e jovens felizes. Durante sete semanas vivenciamos experiências incríveis, aventuras e, acima de tudo, felicidade genuína. Acredito que estas férias proporcionam oportunidade e igualdade de experiências a todos os participantes, independentemente das suas necessidades e competências.”

A Teia D’Impulsos agradece aos extraordinários monitores com que contou, todos os dias, por toda a sua excecional dedicação, aos voluntários do projeto, ao Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, à Junta de Freguesia de Alvor, ao Município de Monchique, à Auchan e ao André Mota – Fotografia e Vídeo, além de todos os parceiros mencionados acima.

Teia D’Impulsos