MCTES | Cerimónia de Graduação dos Astronautas por Um Dia

0
128
Elvira-Fortunato-MCTES

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, participa na Cerimónia de Graduação dos Astronautas por Um Dia, nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, pelas 13h00na Base Aérea n.º 11, na cidade de Beja.

A iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space em colaboração com a Ciência Viva e com a Força Aérea Portuguesa visa levar estudantes do ensino básico e secundário num voo parabólico, no qual poderão experimentar a sensação de gravidade zero, semelhante à que o que os astronautas sentem no Espaço.

Os 30 jovens finalistas selecionados das 500 candidaturas submetidas ao concurso Astronauta por Um Dia, dos quais com a participação de 15 rapazes e de 15 raparigas de várias idades, submeteram-se a um processo onde foram testadas várias competências, replicando o processo de seleção de astronautas de uma Agência Espacial.

Os finalistas do concurso serão embaixadores desta iniciativa junto da sua comunidade escolar durante o ano letivo de 2022/2023, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo Espaço, promovendo o ensino nas áreas STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Esta iniciativa encontra-se em linha com o programa do Governo, e no âmbito da estratégia Portugal Espaço 2030, que apela à necessidade de estimular as competências técnicas, formando e atraindo recursos humanos qualificados, promovendo atividades com as redes colaborativas entre as instituições de ensino superior, escolas, empresas e sociedade civil.

MCTES

Gab-MCTES