ASPEA | Programa de Educação Ambiental nas Escolas

0
951
Programa-Educativo-ASPEA

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) vai realizar várias sessões de esclarecimento sobre o seu programa de Educação Ambiental para o ano letivo 2022/2023, destinado a crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico e secundário em todo o país. Esta iniciativa surge no âmbito do programa educativo “Aprender Fora de Portas” e visa divulgar um e-Book com diferentes propostas de atividades que trabalham as principais questões ambientais da atualidade de forma prática e interativa. E, por outro lado, colmatar lacunas existentes nos manuais escolares e nas ferramentas pedagógicas disponibilizadas aos professores, em termos de literacia ambiental.

A Educação Ambiental é, mais que nunca, importante e necessária, tanto pelo contexto atual, ao atravessarmos um período de pandemia provocado pela Covid-19 mas, também, pela crise ambiental e emergência climática que enfrentamos, avança Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, lançando o mote do programa educativo desenvolvido pela Associação para o novo ano letivo. “Por essa razão, e por nos encontrarmos num momento crítico em que todos os minutos contam, a ASPEA continua empenhada em desenvolver conteúdos e atividades que sejam impactantes, cativantes e bem fundamentadas do ponto de vista pedagógico e científico, e que façam a diferença no desenvolvimento pessoal e social das crianças de hoje e dos adultos de amanhã”, explica.

O programa está estruturado em quatro áreas temáticas, inseridas nos diferentes projetos que a ASPEA desenvolve e que estão interligadas entre si: o oceano, as florestas, os ecossistemas ribeirinhos e a economia circular. As atividades contam com uma equipa de técnicos especialistas nas respetivas áreas que são, desde o início, responsáveis pela sua dinamização e criação, tendo em conta as aprendizagens de cada faixa etária e nível de escolaridade.

De suporte às atividades que apresentamos no Programa Educativo «Aprender Fora de Portas» estão alguns documentos de referência em Portugal que nos ajudarão a responder a alguns dos desafios para uma aproximação e maior relação afetiva das crianças e jovens com a natureza, são eles: a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o Referencial da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Ao nível do poder local têm vindo a ser elaborados e implementados os Planos Municipais de Educação ou dos Planos de Ação Educativa dos Municípios, que consideramos importante contemplarem as propostas apresentadas no conceito «Aprender Fora de Portas». Desta forma a ASPEA ira promover um webinar de apresentação do programa Educativo às autarquias dia 20 de setembro e às escolas dia 21 de setembro.

As propostas apresentadas neste Programa Educativo reforçam a importância das atividades pedagógicas em diferentes contextos e espaços naturais da comunidade, sendo, estes, um lugar privilegiado para promover e experimentar estratégias que tenham, em si mesmas, um extraordinário valor educativo de acordo com os princípios e objetivos da Educação Ambiental. Assim, o processo de elaboração e implementação dos projetos educativos convida à criação de espaços de comunicação e convivência democrática onde se potencie a cidadania, o respeito pela diversidade, se discutam alternativas e se tomem decisões sobre compromissos e ações que atuem a favor de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas.

Acreditamos que a Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental e poderosa na mudança de comportamentos e na consciencialização sobre os graves problemas ambientais que enfrentamos. Esta é a força que nos faz continuar a trabalhar na certeza de que cada gesto conta”, acrescenta Joaquim Ramos Pinto.

Mais informações sobre o Programa Educativo em www.aspea.org ou contacto através do e-mail [email protected]

Miligrama

Programa-Educativo-ASPEA