DRCAlg | Aljezur acolhe Conferência e Oficina de Design

0
601
Plantas-Algarve

Aljezur acolhe as próximas atividades do projeto Magallanes_ICC promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, nos próximos dias 23 e 28 de Setembro.

Teresa Nobre de Carvalho será a oradora da conferência “As plantas dos descobrimentos e o seu impacto no Algarve”, que terá lugar na sexta-feira, dia 23 de setembro, entre as 17h30 e as 19h30, na Junta de Freguesia de Aljezur, para abordar as mudanças provocadas pela chegada ao continente europeu de plantas e produtos vegetais exóticos e desconhecidos. Já no dia 28, entre as 18h30 e as 20h30, na sede da Tertúlia Associação Sócio-cultural de Aljezur, numa oficina criativa de design territorial, a designer Alexandra Santos aponta alguns caminhos para utilizar a história como elemento ativo num processo criativo.

As viagens marítimas dos séculos XV e XVI deram a conhecer novos territórios, aproximar os continentes e possibilitaram o aparecimento ou difusão na Europa de novos produtos e ingredientes culinários, que na altura despertaram curiosidade e estranheza, mas que acabaram por ser assimilados na nossa cultura, de tal modo que hoje não imaginamos a nossa cozinha sem a presença de alguns deles. Esta é uma história fascinante que exprime eloquentemente o conceito de globalização, relacionando povos, produtos, descobertas e culturas, proporcionando igualmente a oportunidade de aprofundar o conhecimento da história do Algarve nos últimos 500 anos.

Tendo como mote o conhecimento histórico partilhado neste encontro, tal como da sua relação com o território dos Lugares de Globalização, a comunidade ligada às Indústrias Culturais e Criativas terá oportunidade de participar numa oficina criativa, onde se utilizarão técnicas de design territorial com o objetivo de estimular o surgimento de novas ideias a aplicar na criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das ICC, respondendo aos seus desafios particulares no campo da comunicação, divulgação e comercialização ao público.

A oficina permitirá igualmente compreender como o desenvolvimento deste tipo de produtos, no âmbito das ICC, pode contribuir para a valorização da identidade local e do território como um todo, tornando-o mais atrativo e interessante, quer para residentes quer para visitantes. Por outro lado, pretende-se igualmente demonstrar como a divulgação do conhecimento científico, neste caso o conhecimento histórico, pode ser uma base sólida para o florescimento destas ideias e ponto de partida para oportunidades de negócio no setor cultural e criativo.

Após uma pausa durante o verão, estas serão as próximas atividades promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve no âmbito do projeto Magallanes_ICC, no sentido de estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”, no território dos Lugares de Globalização, correspondente aos concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves.

O projeto Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Estas sessões contam também com o apoio logístico da Câmara Municipal de Aljezur, Junta de Freguesia de Aljezur e da Tertúlia Associação Sócio-cultural de Aljezur.

A participação na conferência é gratuita, mas aconselha-se a inscrição prévia para efeitos de gestão da atividade. No caso da oficina criativa, a inscrição é obrigatória.

Os interessados podem contactar a organização através do endereço: [email protected] ou do nº 964 782 462.

DRCAlg

Plantas-Algarve-1