Mákina de Cena | Maquinações Setembro – Dezembro 2022

0
781
Makina-Set-1

Com a necessidade, cada vez mais premente, de repensar as fronteiras, vem a responsabilidade de continuar a dar espaço a vozes e geografias distintas. A Mákina de Cena, assumindo a sua parte desta responsabilidade enquanto estrutura de criação artística, acredita sobretudo no diálogo com a comunidade e pauta-se pela reação a esta atualidade global, preparando assim uma viagem para que nos acompanhem nas transformações humanas que virão.

Viagem, Fronteira e Mudança, são as palavras-chave para este fervilhante quadrimestre.

… Retomam as Oficinas da Mákina e A Mákina Vai à Escola, com energias retemperadas, reforçando e aumentando a pegada pedagógica da programação.

… Continua o Clube de Leitura Teatral, retomando a 27/09 com o seu ‘padrinho’, um dos fundadores do Clube de Leitura de Coimbra e primeiríssimo convidado deste nosso Clube, Ricardo Correia. Seguem, em outubro e novembro, outros desafios.

… O MdC Jazz Club continua a escrever-se a bom ritmo e com várias novidades, mantendo o seu carácter mensal e contribuindo, cada vez mais, para a divulgação e implementação do Jazz no Algarve. Venha saborear um copo de vinho connosco!

… A nova produção, SAMOTRACIAS, prepara-se para estrear no final de outubro, no Cineteatro Louletano e, daí, abrir asas e voar. Um espetáculo que deambula pela vida de três mulheres migrantes (fugidas?, expulsas?, fartas?…) que representa a primeira internacionalização da Mákina de Cena, com equipas de Portugal, Chile, Colômbia e França.

… Ainda neste quadrimestre, faremos o lançamento oficial do resultado do desafio de escrita />> Slash Forward, em formato de livro. Divulgaremos a data em breve, por isso, fique atento às nossas redes sociais.

… Não esquecendo o Festival CONTRAPESO #2, que nos traz uma caixa cheia de amor diretamente da cidade das luzes, com a assinatura From Paris with Love. Nesta 2ª edição, a Mákina de Cena traz a Loulé alguns dos artistas que inspiraram e motivaram a sua fundação. Se nos quer conhecer melhor, e àquilo que nos move, bem como ter acesso a uma programação artística diversificada e de elevada qualidade, acompanhenos neste Contrapeso, de 1 a 4 de dezembro.

Depois de um Verão recheado de concertos ao ar livre (MdC Morning Jazz), setembro é o mês em que as nossas actividades voltam ao seu formato interior, com o MdC Jazz Club e o Clube de Leitura Teatral a marcarem o arranque deste quadrimestre na Casa da Mákina.

Dia 25 de Setembro (domingo) às 18 horas, o MdC Jazz Club recebe os Papa Dragon, um projecto de originais concebido durante o confinamento pelo músico José Vieira, com sonoridades desde o neo-soul até ao rock e jazz, para desfrutar (pela primeira vez, desde o início da pandemia) na companhia de um belo copo de vinho. (Mais informação Aqui).

Pouco depois, no dia 27 de Setembro (terça-feira) às 21 horas, tem início a nova temporada do Clube de Leitura Teatral, com a presença de Ricardo Correia, um dos mentores do Clube de Leitura Teatral de Coimbra e primeiro convidado do nosso clube (abril 2019), que orientará a leitura de “Peças Breves sobre a Ascensão e Queda de uma Egoísta chamada Europa”, projeto dramatúrgico que pretende investigar a correlação entre o real e a ficção na dramaturgia contemporânea política a partir da escrita de peças usando como temática a Crise Europeia. (Mais informação Aqui).

É também este mês que retomamos os ensaios de SAMOTRACIAS, criação internacional que estreia em Outubro, e que abrimos novas inscrições para as Oficinas de Jazz e Música Improvisada de Loulé, com direcção de Marco Martins. (Mais informação Aqui).

Mákina de Cena