Sines recebe Conferência sobre Energia e Materiais

0
173
ISQ-Tech@Weekaerea

O ISQ, o maior polo de interface tecnológico nacional,  vai estar presente na [email protected], promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), evento que visa mostrar e debater a “Inovação Emergente na Energia e nos Materiais”.

Um dos projetos em demonstração, em Sines, é o Fabrico Aditivo Metálico. O ISQ dispõe de laboratórios, tecnologias de processo (arco elétrico, fusão de metais a laser em cama de pó, deposição metálica a laser) e competências para Fabrico Aditivo metálico que permitem: a avaliação e seleção de tecnologias de processo para a indústria, a produção de componentes com geometria complexa (de pequenas ou grandes dimensões), a certificação de componentes, processos e pessoas, o desenvolvimento e caracterização de novos materiais, a simulação, modelação e otimização topológica de componentes.

O ISQ vai levar ainda soluções na área do Hidrogénio. Os equipamentos industriais estão sujeitos a muitos tipos de fenómenos de degradação e um dos mais preocupantes é o HTHA – High Temperature Hydrogen Attack também conhecido como microfissura de hidrogénio. Este tipo de degradação encontra-se geralmente em equipamentos que operam a temperaturas superiores a 250ºC, propagando-se através de fissuras à escala microscópica, dando origem a falhas do equipamento. O ISQ tem uma longa experiência no estudo deste tipo de degradação e aplica técnicas avançadas de inspeção para detetar e caracterizar estas microfissuras.

No sector do H2, o ISQ fornece ainda serviços de inspeção de valor acrescentado realizados pelos drones adequados para a utilização tanto quer em grandes estruturas quer em espaços confinados. Estes drones podem realizar inspeções termográficas aéreas em parques fotovoltaicos, em conformidade com o standard IEC TS 62446 -3_2017,  garantindo uma inspecção a 100% dos módulos fotovoltaicos.

A aposta na produção de Hidrogénio Verde é uma estratégia de Portugal para a descarbonização da economia e diminuição da dependência de combustíveis fósseis. O ISQ tem soluções para as fases de ProduçãoTransporte e Distribuição. Ver: https://www.isq.pt/insights/hidrogenio-verde/

As [email protected] são promovidas no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

ISQ

ISQ-Tech@Weekaerea