Alcoutim | Exposição de Exterior sobre “Colónia Balnear Infantil”

0
139
Expo-Colónia-Balnear-Infantil

No dia 26 de setembro o Museu Municipal de Alcoutim inaugura uma nova exposição de exterior sobre o projeto comunitário “Colónia Balnear Infantil de Alcoutim (1959-1962)” e apresenta a segunda edição do livro homónimo, da autoria de Celina Moura Arroz, na Escola Básica Prof. Joaquim Moreira, em Martim Longo.

Exposição baseada na pesquisa e publicação da Dr.ª Celina Moura Arroz, que reconstrói um acontecimento social da história da comunidade do concelho de Alcoutim que foi a fundação da colónia balnear para crianças, em idade escolar, na praia de Monte Gordo, entre 1959 e 1962.

Esta obra social “feliz e profundamente humana”, abria outras janelas a estas crianças para espreitarem um outro mundo não rural e fortaleceria o desenvolvimento físico das crianças, criada pelo presidente da Câmara Municipal, Artur de Moura (1959-1963) levou, ao longo de 4 anos (1959-1962), mais de mil crianças à praia de Monte Gordo, a praia mais conhecida e frequentada do Algarve por turistas portugueses e estrangeiros. Uma experiência vivida na infância, no período das férias escolares de verão por crianças, que na sua maioria nunca tinha visto o mar, essa imensidão de água salgada e tão azul.

Um projeto social que envolveu a comunidade (professoras primárias e jovens raparigas para vigilantes das crianças na colónia) na preparação e execução, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e de outras instituições sociais do Estado. A roupa uniforme das crianças, a vestir durante o tempo passado na colónia balnear, inclusive os fatos de banho, assim como a roupa de cama, foi executada por raparigas costureiras de Martim Longo, com a coordenação de Maria José Lopes.

A exposição “Colónia Balnear Infantil de Alcoutim (1959-1962)” integra uma estratégia de descentralização das ações culturais do Museu Municipal e, consequentemente, pretende contribuir para o acesso à cultura a uma grande faixa da população que habita nas aldeias
dispersas pelo território, e terá uma itinerância pelas sedes das freguesias de Martim Longo, Vaqueiros e Giões e na aldeia de Pereiro e vila de Alcoutim, sede da União de freguesias de Alcoutim e Pereiro.

Mun Alcoutim

Expo-Colónia-Balnear-Infantil