Abertura do Campus da ‘Fábrica Digital da Mercedes-Benz’

0
193
Fábrica-Digital-Mercedes-1

• O Campus da Fábrica Digital da Mercedes-Benz, o centro de competências para a digitalização da rede global de produção da Mercedes-Benz, entra oficialmente em funcionamento

• Transformação através da qualificação: um forte impulso de qualificação permite flexibilidade e lança as bases para a transformação. O centro de formação e qualificação sedeado em Berlim desenvolve e estabelece conceitos de formação inovadores

• Pioneiros digitais: transformação desde o trabalhador da linha de montagem ao desenvolvedor de software júnior

• Desenvolvimento e implementação de aplicações de software no ecossistema digital MO360

A Mercedes-Benz AG abriu o seu Campus da Fábrica Digital da Mercedes-Benz (MBDFC), marcando a transformação das suas instalações de Berlin-Marienfelde num centro para a digitalização na produção automóvel. Com uma série de linhas-piloto e células de teste de última geração, o campus é agora um centro para as tecnologias de produção digital global da Mercedes-Benz, combinando desenvolvimento, testes e implementação global contínua e rápida de aplicações pioneiras do software MO360 para a produção automóvel, bem como atuando como uma fábrica start-up digital. Além disso, o campus será o centro de formação e de qualificação MO360 para a implementação de abordagens digitais na rede global de produção. Com o MBDFC e a produção de componentes de cadeias cinemáticas elétricas, estas instalações formam um pilar importante da estratégia “apenas elétrico” da Mercedes-Benz. A Mercedes-Benz está a investir centenas de milhões de euros na transformação de Berlin-Marienfelde nos próximos cinco anos.

A digitalização da produção é um fator-chave para o sucesso da Mercedes-Benz Através da introdução e do consistente desenvolvimento adicional do MO360, o ecossistema digital, todos os processos fundamentais de produção já foram padronizados, digitalizados e lançados nas fábricas Mercedes-Benz em todo o mundo. Isto assegura a máxima eficiência, transparência e sustentabilidade num ambiente cada vez mais instável e desafiante a nível geopolítico.

Na qualidade de centro de competências para a digitalização da produção baseada em sistemas de informação, o Campus da Fábrica Digital da Mercedes-Benz impulsiona o desenvolvimento, os testes e a validação de futuras aplicações e conceitos de software do MO360 – num ambiente de produção real. Nas secções de carroçaria, das linhas de montagem bem como de tecnologia, os processos de produção são reproduzidos e as novas funcionalidades e atualizações de software são testadas antes de serem transferidas para as linhas de produção reais. Os métodos virtuais são combinados com validação do mundo real. Isto permite reduzir o tempo de desenvolvimento e aumentar a robustez.

Centro de Formação e Qualificação do MO360

O Campus da Fábrica Digital da Mercedes-Benz é também um Centro de Formação e Qualificação do MO360, onde programas de formação inovadores são desenvolvidos para toda a rede global de produção da Mercedes-Benz. Os conceitos de qualificação específicos são um pré-requisito importante para a gestão bem-sucedida da eletrificação e da digitalização do mundo do trabalho nas áreas da produção e da administração.

A plataforma de aprendizagem digital LES (Learning Environment System), que foi desenvolvida no MBDFC e implementada na Mercedes-Benz Operations, oferece o ponto de ligação ótimo para o trabalho entre colegas graças à sua máxima flexibilidade.

Transformação através da qualificação: pioneiros digitais e D.SHIFT

A eletrificação e a digitalização na indústria automóvel trazem alterações à produção e a todos os perfis profissionais. Com a Turn2Learn, a empresa lançou uma ofensiva de qualificação abrangente para preparar os trabalhadores para esta transformação. Para os trabalhadores da área de produção, por exemplo, a empresa oferece requalificação digital especificamente à medida com apoio individual e posições específicas definidas. Após um projeto-piloto inicial bem-sucedido no qual os trabalhadores – os designados “Pioneiros Digitais” – da fábrica de Berlin, continuam os seus percursos individuais no sentido do objetivo de carreira de “Junior Software Developer “, a requalificação continua na fábrica de cadeias cinemáticas da Mercedes-Benz em Untertürkheim, onde os “Super-heróis Digitais” da produção e das áreas relacionadas com a produção iniciaram as suas qualificações em serviço como Especialistas de Dados em junho. Um programa especial de requalificação da Mercedes-Benz Operations é oferecido sob o nome D.SHIFT. O programa D.SHIFT faz parte da ofensiva de qualificação Turn2Learn da Mercedes-Benz orientada para a produção e concentra-se na formação adicional de competências digitais dos colaboradores. O D.SHIFT descreve o percurso de cada trabalhador na transformação para o futuro digital.

O Campus da Fábrica Digital conta com a cooperação de parceiros fortes da indústria e da ciência

Com a sua ampla oferta orientada para a produção baseada em sistemas de informação, o Campus da Fábrica Digital da Mercedes-Benz também conta com a cooperação de parceiros, desde empresas até instituições de ensino científico; por exemplo, universidades, instituições de pesquisa e empresas industriais inovadoras. A Mercedes-Benz e a Siemens, com o apoio do Estado de Berlim, já trabalham em conjunto na digitalização sustentável e na automação da indústria automóvel desde 2021. Na qualidade de fornecedor líder na área da automação, software industrial e em infraestruturas inteligentes, a Siemens já contribui para esta finalidade com os seus conhecimentos especializados e tecnologias, por forma a desenvolver processos de produção automóvel extremamente flexíveis, eficientes e sustentáveis em conjunto com a Mercedes-Benz. Os algoritmos otimizados em robótica aplicada às linhas de produção tornam possível funcionar de forma mais eficiente em termos energéticos e reduzir os tempos de produção.

Apoio das empresas e das políticas à transformação

O estado de Berlim apoia a transformação das instalações da Mercedes-Benz em Berlin-Marienfelde bem como as parcerias com a Siemens e outras empresas e instituições que fazem parte do excelente ambiente científico e empresarial em Berlim.

Mercedes-Benz