Lagoa – Morgado do Quintão | “CAMP ’22” programação

0
364
Camp2022-Morgado-Quintão

O não-festival numa vinha algarvia que reúne músicos, criadores e pensadores para celebrar a terra, o sentido e a beleza.

Programação completa inclui concertos, talks, workshops, prova de vinhos e a oportunidade de relaxar num ambiente único em comunhão com a natureza.

É num lugar mágico, entre o campo, o mar e a serra, que decorrerá a primeira edição do CAMP, um projeto paralelo promovido pelo Morgado do Quintão, o irreverente produtor de vinhos do Algarve, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

CAMP não é um festival de música. É um encontro entre música e cultura que se unem como um guia de campo para cada pessoa se perder. E encontrar. Um palco que convida à expansão do pensamento através da arte, música, alegria e partilha, e celebração da vida. 

O evento realiza-se entre as vinhas antigas, debaixo de uma oliveira milenar e com a imponente serra de Monchique como pano de fundo onde, ao longo de três dias, se vão reunir músicos, criadores e pensadores para um não-festival em que a música terá um lugar de destaque, aliada a uma proposta de programação cultural desafiante, numa escala intimista.

As portas do Morgado do Quintão abrem todos os dias às 14H00 e as atividades que integram o CAMP’22 têm início pelas 15H00, proporcionando o acesso dos visitantes a uma programação cultural que se prolonga até à noite, altura em que sobem ao palco Carminho (7 de outubro), Bruno Pernadas (8 de outubro) e Mário Laginha (9 de outubro).

A participação destes artistas no CAMP’22 não se resume aos conceitos artísticos que apresentam em palco. Carminho, Bruno Pernadas e Mário Laginha integram também outros momentos da programação em que estarão em contacto direto com o público, promovendo a proximidade dos participantes no evento com os músicos que irão partilhar histórias e memórias das suas vidas e carreiras num ambiente propício à troca de experiências.

Nos três dias de evento, a programação tem início com Talks, ciclo de conversas com convidados que se centra numa reflexão sobre os temas principais do CAMP’22 – “Terra, Sentido e Beleza”. As Talks acontecem entre as 15h00 e as 18h00, sob a forma de palestras, trocas de ideias informais ou conversas intimistas. Independentemente do formato, há sempre 2 blocos de atividades a acontecer em simultâneo.

Na sala de uma das casas da propriedade projetam-se ideias e conteúdos, em palestras de 30 minutos seguidas de espaço para perguntas e respostas. Em alternativa, à sombra da oliveira milenar desenrolam-se conversas intimistas, sobre temáticas diversas numa fusão entre oradores e ouvintes. Nas primeiras duas noites de evento (7 e 8 de outubro), após os concertos, haverá ainda debates informais junto à fogueira, para quem quiser ficar a partilhar experiências pela noite dentro.

No dia 7 de outubro, a programação integra Talks com o sensorialista Lourenço Lucena, a antropóloga Maria Manuel Restivo (numa parceria com a Brotéria) e a arquiteta e urbanista Rita Castel´Branco.

No dia 8 de outubro, o CAMP’22 recebe o advogado e astrólogo Duarte Miranda Mendes (Duarte Amadeu), o fotógrafo e editor Cláudio Garrudo e Pedro Teixeira, professor da Universidade de Lisboa e fundador do Safejourney. Também nesse dia, acontece a antestreia do documentário “Tilt”, da autoria da produtora Teresa Júdice da Costa. Este documentário debruça-se sobre a criação poética e será apresentado pela própria produtora que marcará presença no evento.

Finalmente, no dia 9 de outubro, será possível conhecer a fundadora do Movimento Bloom (ONG ambiental) Mónica Franco, a divulgadora de poesia há mais de uma década e autora do projeto “O Poema Ensina a Cair”, Raquel Marinho,  e a fotógrafa Isabel Saldanha.

Na experiência CAMP’22 que foi pensada para esta 1ª edição, não poderiam faltar provas de vinhos Morgado do Quintão que acontecem todos os dias do evento das 16H00 às 17H00. As provas são conduzidas por Joana Maçanita (7 e 8 de outubro) e Filipe Caldas de Vasconcellos, responsável pelo Morgado do Quintão e fundador do CAMP (9 de outubro).

A programação CAMP’22 inclui ainda workshops de cerâmica, madeiras recicladas e ecologia que acontecem no antigo lagar da propriedade, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer este espaço na sua totalidade enquanto usufruem de uma série de actividades culturais. Este ciclo de workshops apelidado de “Gentes da Nossa Terra” será desenvolvido em parceria com o LOULÉ DESIGN LAB, um laboratório de criação, investigação e experimentação integrado no Projeto Loulé Criativo da Câmara Municipal de Loulé.

O CAMP’22 realiza-se em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, que assume um papel de relevo ao apoiar projetos que têm como ambição contribuir positivamente para o desenvolvimento sócio-cultural do concelho.

Os passes de três diasbilhetes diários ou só para os espectáculos, à noite, com o objetivo de promover o acesso à cultura por parte da comunidade de maior proximidade, estão disponíveis para compra no site do próprio evento ou na Blueticket (www.meoblueticket.pt, El Corte Inglès, Lojas FNAC, Lojas WORTEN, ABEP, Bilheteira Altice Arena, Turismo de Lisboa, ACP, Lojas PAGAQUI, Phone House, Campo Pequeno, IT Tabacarias, Turismo de Cascais, Multiusos de Guimarães e Altice Forum Braga).
Os residentes no concelho de Lagoa assim como os portadores do Passaporte Cultural têm acesso a preços especiais.

Toda a informação sobre a programação CAMP’22 está disponível no site dedicado ao evento: https://www.intocamp.pt/

SES

Morgado-Quintão-Lagoa