Lagos | Outono de Grandes Eventos

0
490
Lagos-Eventos-Outono

Findo o verão, o município de Lagos continuará a apostar numa oferta cultural diversificada e especial para a nova estação do outono. Entre os destaques dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, encontramos nomes como David Fonseca, Paulo Betti, Rick Margitz, Vânia Fernandes, Joaquim Monchique, Maria Rueff, Gilmário Vemba, Elisa, UHF e The Gift, assim como o Festival “The Surf Experience”, a nova edição do Walk & Art Fest, a Festa do Cinema Francês e a estreia do Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve.

A celebrar 30 anos já em outubro, o Centro Cultural de Lagos terá uma programação de peso nesse mês: “Souvenir du Théâtre d’Opéra” (Sons ao Crepúsculo), “La Porteña Tango”, “Feedback” (Companhia Circolando), “Algarve all Jazz” (Rick Margitz & Vânia Fernandes com Orquestra de Jazz do Algarve), “Living Room Bohemian Apocalypse” (David Fonseca), “Elogio da Loucura” (A Barraca) e “Anos d’Ouro das Big Bands” (Orquestra Ligeira de Lagos). Mas o novembro será igualmente forte logo no seu início: “Autobiografia Autorizada” (Paulo Betti), “Lar Doce Lar” (Joaquim Monchique e Maria Rueff), “Temas” (Gilmário Vemba), “Gatilho da Felicidade” (casaBranca) e uma grande estreia em Lagos, a 1.ª edição do Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve, uma parceria do município com a associação cultural CAMA que visa tornar-se numa referência da promoção da dança contemporânea na região. No mês do Natal, para além dos habituais espetáculos de associações culturais, o destaque vai para os UHF num emocionante concerto com a participação do coro infantojuvenil do Grupo Coral de Lagos.

A Biblioteca Municipal de Lagos terá igualmente uma vasta programação neste outono, com destaque para duas novas iniciativas com sessões que se prolongam até 2023 – “Diálogos do Sul: Acontece a Sul, sobre o Sul, com paisagens a Sul” (moderação de Fernanda Almeida – RDP África) e “Chega de Saudade. Portugal Hoje” (moderação da jornalista Ana Daniela Soares). Em novembro, assinalando-se o aniversário da Biblioteca, a iniciativa “Palavras Mágicas em Lagos – Encontro de Contos e Artes da Palavra“, apresenta várias atividades de celebração da narração e da magia das histórias que se irão desdobrar entre as escolas do concelho e esse equipamento cultural, trazendo a Lagos nomes como Roberto White, Adriano Reis, Klemente Tsamba, Rodolfo Castro, Luís Correia Carmelo, Bruno Tarnecci, entre outros. De referir ainda a 23.ª Festa do Cinema Francês, que passará por Lagos depois de uma itinerância pelo país, e a presença da cantora Elisa na sessão “Fora da Corrente. Liga-te”.

No desporto, regressa o já icónico festival de caminhadas e arte de Barão de São João, o Walk & Art Fest, uma colaboração entre o município e a associação Almargem com dezenas de percursos à escolha, assim como várias atividades dedicadas à arte e à sensibilização ambiental. Ainda nesta estação, e passando igualmente por essa aldeia do concelho de Lagos, regressa também a Taça do Algarve XCM-BTT e o ALUT – Ultra Trail na Via Algarviana.

Dois pontos altos da programação cultural na cidade passarão por dois eventos na Praça do Infante – o festival “The Surf Experience” (TobyOne), que trará a Lagos nomes como Gentleman’s Dub Club, The Legendary Tigerman (fet. Cabrita – One Man Band), The Cuban Brothers e Naomi & The Raposeira Dub Collective e o culminar da programação do próximo semestre, a festa de final de ano com o espetáculo dos célebres The Gift.

Motivos mais do que suficientes para “degustar” os eventos que decorrerão em Lagos neste outono de 2022.

Consulte aqui a nova agenda trimestral LAGOS eventos (outubro-dezembro) ou a programação atualizada no site.

CM Lagos

Lagos-Foto-Vista