VRSA | Município garante manutenção dos Apoios Escolares no arranque do Ano Letivo

0
119
Apoio-Escolas-VRSA-1

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, e a vereadora com o pelouro da educação, Conceição Pires, deram as boas vindas aos alunos no arranque do novo ano letivo.

Para tal, o executivo efetuou um périplo de visitas pelas várias escolas do município, auscultando professores, alunos, funcionários e encarregados de educação.

Um ano mais, a Câmara Municipal de VRSA, em cumprimento da legislação em vigor e ultrapassando, nalguns casos, as suas competências, implementou um conjunto de medidas que visam melhorar as condições de aprendizagem e a promoção do sucesso educativo dos alunos do concelho.

Desta forma, a autarquia irá assegurar a aquisição de material de desgaste para todas as salas de ensino pré-escolar e 1º ciclo, até ao valor aproximado de 100 euros por sala, o qual será entregue no decorrer do mês de outubro.

No ensino pré-escolar público do concelho, todos os alunos podem também usufruir de prolongamento de horário gratuito até às 17h30. Em horário curricular, a autarquia disponibiliza técnicos especializados para coadjuvar a educadora no desenvolvimento de atividades de expressão física, expressão musical e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

As atividades de enriquecimento curricular nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, atualmente e no âmbito da descentralização de competências, são igualmente asseguradas pelo município.

Ao nível dos transportes, são comparticipados os passes escolares a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário que reúnam as condições estipuladas no Regulamento de Transportes Escolares Municipal.

Os passes são gratuitos para todos os alunos do ensino básico e alunos com o 1º escalão do ensino secundário; são comparticipados em 75% para os alunos do ensino secundário com o 2º escalão e comparticipados em 50% para os restantes.

São igualmente efetuados, diariamente, de forma gratuita, circuitos especiais, com as viaturas municipais, para dar resposta aos alunos do ensino básico que residam em zonas rurais e de difícil acesso aos circuitos de transporte coletivo.

Da mesma forma, os alunos que frequentam estabelecimentos de ensino que não disponham de refeitório escolar são transportados, em cumprimento de todas as regras de segurança, e acompanhados por assistentes técnicos e assistentes operacionais para um refeitório noutro estabelecimento de ensino.

A autarquia irá ainda ceder transporte aos agrupamentos de escolas para a realização de visitas de estudo enquadradas em atividades ou projetos definidos no plano anual de atividades, mediante disponibilidade do município.

Oferta educativa

Para o ano letivo 2022/2023, a Câmara Municipal disponibiliza ainda um conjunto de propostas de atividades dirigidas às turmas de todos os níveis de ensino, de modo a complementar a aprendizagem destes alunos.

As atividades propostas no guia «Oferta Educativa 2022/2023» incidem nas diversas áreas do conhecimento e são norteadas pela universalidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

CM VRSA