MCTES | Resultados da 2.ªFase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022

0
896
Ensino-Superior-2-Fase

51173 novos estudantes já ingressaram no ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso 2022
Na 2.ª fase foram colocados 9478 estudantes, crescendo 4% face à mesma fase do concurso do ano anterior

No conjunto da 1.º e 2.ª fase já ingressaram no ensino superior público, através do concurso nacional de acesso 2022, 51173 novos estudantes(1). Na primeira fase do concurso nacional de acesso já tinham sido colocados 49 808 estudantes, dos quais se matricularam
43952 (88%).

A colocação de estudantes nesta 2.ª fase confirma as principais tendências evidenciadas na 1.ª fase do concurso, nomeadamente quando comparado com a mesma fase do concurso nacional de acesso do ano anterior, das quais cumpre salientar:

a) 41% dos estudantes foram colocados em 1.º opção, aumentando face ao ano anterior (com 34% de estudantes então colocados na 1.ª opção);
b) O número de colocados em instituições localizadas em regiões com menor densidade demográfica aumenta 6% face à mesma fase do CNA 2021 (3721 colocados nesta fase e 3496 em 2021), com diversas instituições a aumentar o número de colocados face ao ano anterior (UAçores, UBI, UÉvora, UMadeira, IP Beja, IP Bragança, IP Castelo Branco, IP Guarda, IP Portalegre, IP Santarém, IP Viana do Castelo e IP Viseu);
c) Aumenta o número de estudantes colocados nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos (isto é, os cursos com maior índice de excelência dos candidatos), aumentando cerca de 7% face ao ano anterior (colocados 305 candidatos quando tinham sido colocados 286 estudantes nesses cursos na 2.ª fase do CNA 2021);
d) Aumenta cerca de 4% o número de estudantes colocados em cursos nas áreas de competências digitais, ciências de dados e sistemas avançados de informação, de ciências e tecnologias do espaço e engenharia aeroespacial face à mesma fase do ano passado;
e) O número de estudantes colocados em licenciaturas em Educação Básica aumenta 15% face a igual fase do ano passado (com 161 colocados nesta fase em 2022).

Na sequência dos resultados da 2.ª fase, estão ainda disponíveis 3983 vagas (menos 10% que em 2021), que podem ser agora disponibilizadas para a 3.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ou reverter para os concursos especiais e para os concursos de mudança de par instituição/curso.

  1. Encontra-se concluída a colocação na segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2022, tendo sido colocados 9478 estudantes.
  2. Nesta segunda fase apresentaram-se a concurso 20660 candidatos (2 3), distribuídos pelas seguintes situações:
  1. Na 1.ª fase do concurso, dos 49808 estudantes colocados, 43952 (88%) efetuaram a matrícula e inscrição(4).
  2. Para a segunda fase, o número de vagas colocadas a concurso foi de 11081, às quais acresceram 2257 vagas libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira fase que foram agora colocados na segunda fase, e 123 vagas adicionais.
  3. Na segunda fase do concurso não foram ocupadas 3983 vagas.
  4. Os resultados da segunda fase do concurso são divulgados na Internet, às 00h01 de sexta-feira, 30 de setembro, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt).
  5. Para os estudantes agora colocados, a matrícula e inscrição é realizada entre 30 de setembro e 3 de outubro junto da instituição de ensino superior.
  6. Cada instituição de ensino superior decide, para cada um dos seus cursos, sobre a abertura da terceira fase do concurso.
  7. Quando uma instituição de ensino superior decide abrir terceira fase do concurso, fixa ainda o número de vagas, em valor igual ou inferior às vagas sobrantes da segunda fase acrescidas das vagas não ocupadas pelos estudantes colocados nesta fase que não realizaram a matrícula e inscrição.
  8. As vagas colocadas a concurso na terceira fase são divulgadas no dia 7 de outubro no sítio da
    Internet da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt).
  9. A candidatura à terceira fase do concurso é apresentada entre 7 a 11 de outubro através do sistema
    online, disponível no sítio da Internet da DGES (http://www.dges.gov.pt).
  10. Num ficheiro em anexo, também com embargo até às 00h01 de sexta-feira, 30 de setembro, é
    fornecida a seguinte informação:
    a) Número de vagas colocadas a concurso, incluindo as libertadas por recolocação;
    b) Número de estudantes colocados;
    c) Número de vagas não ocupadas;
    d) Nota de candidatura do último estudante colocado.

1 Soma dos estudantes colocados e matriculados na 1.ª fase e dos estudantes colocados na 2.ª fase, descontados os estudantes que foram colocados na 2.ª fase e já estavam matriculados na sequência da 1.ª fase (vagas libertadas por recolocação).

2 Dos candidatos na 2.ª fase, 8520 tinham obtido colocação e 6347 estavam matriculados.
3 Não são considerados 119 candidatos excluídos do concurso por não reunirem condições para o mesmo, pelo que o universo corresponde aos candidatos válidos.
4 As vagas ocupadas em que não se concretizou a matrícula e inscrição, nos termos do regulamento do concurso, foram disponibilizadas na 2.ª fase.

MCTES

Gab-MCTES