IPDJ | Dia Nacional das Bandas

0
855

No quadro das suas funções sociais e de ação comunitária, com vista ao desenvolvimento da cidadania e da identidade cultural, as bandas filarmónicas são fundadoras de práticas culturais de serviço publico, promovendo e proporcionando nas suas localidades a perpetuação da memória coletiva.

Por outro lado, são entidades que, sobretudo a partir da década de 60 de XX e até ao final dos 90, se constituem como verdadeiras escolas nas classes dos instrumentos, fundadoras e impulsionadoras de políticas educativas para esta área, consideradas hoje referências internacionais.

Neste contexto, as bandas filarmónicas em Portugal são parte integrante da tradição local e nacional e, por consequência do património coletivo, contribuindo de forma ímpar para o desenvolvimento social e cultural da nossa sociedade e com um papel de relevância também junto dos mais jovens.

No Ano Europeu da Juventude, para assinalar o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, instituído pelo Governo em 2013, a Fundação INATEL Faro e a Direção Regional do Algarve do IPDJ, apresentaram, na sexta-feira, dia 16 de setembro, no auditório do IPDJ, em Faro, um espetáculo musical, produzido pela Banda Filarmónica São Brás de Alportel, e onde os Jovens são os principais protagonistas.

Evento de alto nível musical e com muito talento à mistura que a Mais Algarve, acompanhou a par e passo com a sua transmissão global e planetária, em direto, em live streaming, multiplataforma. Sendo que agora recordamos alguns dos momentos que nos ficaram na retina e nos nossos repórteres de imagem.