Lagoa | Nova pista de Atletismo do ‘Estádio da Bela Vista’

0
115
Pista-Atletismo-Lagoa-1

Lagoa inaugurou, no passado sábado, com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. º João Paulo Correia, a nova pista de atletismo do Estádio da Bela Vista, numa cerimónia que, também, contou com presença do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, da campeã olímpica Patrícia Mamona, do Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Custódio Moreno, do Presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Francisco Chumbinho, de vários autarcas do concelho de Lagoa e de diversas coletividades regionais que fizeram questão de se juntar à festa do atletismo.

Há muito tempo que Lagoa, nomeadamente as coletividades do concelho, os membros do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lagoa e todos os utilizadores informais da antiga pista de atletismo ansiavam pela inauguração da nova pista, uma vez que a antiga, inaugurada em 2009, já se encontrava muito degradada e sem as mínimas condições para a prática desportiva.

Sem qualquer hipótese de reparar a pista existente, o Município de Lagoa teve que investir mais de 600 mil euros para realizar a substituição completa da antiga pista, voltando a fazer uma pista totalmente nova, mais moderna, acrescentando-lhe novas valências, nomeadamente quatro rampas, únicas no país e das poucas existentes na Europa, para que os atletas possam trabalhar força.

A campeã olímpica, Patrícia Mamona, que normalmente escolhe Lagoa e a pista de atletismo do Estádio da Bela Vista para treinar, fez questão de marcar presença na cerimónia de inauguração, verificar as novas condições da pista e as novas valências, bem como acompanhar e incentivar os mais jovens nas provas e exercícios que foram ocorrendo durante toda a tarde. Desta forma, como o próprio Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, referiu, Patrícia Mamona, de certa forma, acabou por apadrinhar esta nova pista.

Este é um investimento importante para continuar a colocar em prática a estratégia de desenvolvimento desportivo municipal, assente nos três grandes eixos, nomeadamente, I Eixo – Desporto para Todos, II Eixo – Desporto de Competição e o III Eixo – Lagoa Acolhe Grandes Eventos. Para além de dar melhores condições aos Lagoenses praticantes da modalidade de atletismo, esta nova pista poderá acolher estágios de vários atletas nacionais e internacionais, dadas as condições da mesma, às condições climatéricas da região, bem como ao investimento que o Município de Lagoa faz no turismo desportivo, como combate à sazonalidade existente na região.    

“Trabalhamos diariamente para promover a prática desportiva no concelho, para dar as melhores condições aos nossos atletas e para manter sempre o nome de Lagoa como uma referencia a nível nacional, no que ao desporto diz respeito. É para nós uma enorme alegria poder dizer que temos uma pista com esta qualidade e estas valências no nosso concelho”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Mun Lagoa(Algarve)